Covid-19

Indonésia planeja lockdown

Indonésia planeja impor restrições mais rígidas ao Covid-19 a partir desta quarta-feira (30).

País enfrenta nova onda de infecções.

A Indonésia planeja impor restrições mais rígidas a partir desta quarta-feira (30), enquanto o país mais populoso do Sudeste Asiático enfrenta uma nova onda de infecções por coronavírus causadas pela variante Delta, mais transmissível.

O presidente Joko Widodo conduzirá uma reunião interna hoje (29) para discutir os detalhes da nova medida planejada, chamada Pemberlakuan Pembatasan Kegiatan Masyarakat (PPKM) Darurat, ou restrições emergenciais de atividades públicas, de acordo com dois altos funcionários do governo e um legislador que falaram sob condição de anonimato.

As novas medidas podem exigir que todos os trabalhadores do setor não essencial trabalhem em casa e proibir refeições em restaurantes, disse um membro do comitê de saúde do Parlamento (MP) ao The Strait Times.

Atualmente, 25 por cento dos funcionários da empresa têm permissão para trabalhar no escritório e as refeições no restaurante estão limitadas a 25 por cento da capacidade.

Viagens aéreas domésticas seriam permitidas apenas para aqueles que foram vacinados e podem produzir resultados negativos no teste de reação em cadeia.

Não está claro se as novas medidas seriam aplicáveis ​​em todo o país ou apenas nas regiões da zona vermelha, onde os casos vêm aumentando fortemente neste mês.

As áreas designadas como zonas vermelhas incluem a capital Jacarta, partes de Yogyakarta e as regiões de Kudus em Java, Bangkalan na ilha Madura, Bandung em Java Ocidental e partes de Riau em Sumatra.

“Vamos aguardar os detalhes completos do Istana (palácio presidencial)”, informa uma das fontes.

A nova medida seria uma mudança do atual bloqueio localizado, chamado de restrição de micro atividades públicas, ou PPKM Micro, que muitos veem como não mais eficaz.

A equipe de mitigação da associação de médicos indonésios no domingo apelou ao governo para impor um bloqueio rígido de pelo menos duas semanas, especialmente em Java.

Eles acrescentaram que a fiscalização máxima é necessária, pois o aumento de casos sobrecarregou os hospitais.

O governador de Jacarta, Anies Baswedan, disse em uma entrevista à TVOne no domingo: “Lobbies de hospitais, corredores se transformaram em enfermarias de tratamento. As salas de emergência têm sido usadas como UTIs (unidades de terapia intensiva). Isso significa que nossa situação é realmente séria”.

Do total de 10.448 enfermarias de isolamento em hospitais em Jacarta, 9.787, ou 94 por cento, estavam ocupadas até segunda-feira, diz Anies.

Apelando a todos os residentes de Jacarta para evitar qualquer viagem não essencial, o Sr. Anies disse: “Esta não é uma situação no filme. Isto é real. Nossos hospitais estão passando por situações graves”.

Fonte The Strait Times

Exit mobile version