Big Indonésia

Missão Bawa

Jorge Pacelli e Haroldo Ambrosio reeditam parceria durante o swell épico em Bawa, norte da Sumatra.

0

Depois de algumas semanas instalados no Puri Asu Resort, Norte da Sumatra, surfando ondas de todos os tamanhos e qualidades, a previsão de um swell de alta intensidade – com números jamais vistos – surgiu no mapa e deixou todos em alerta na Indonésia.

A adrenalina, preparo e, acima de tudo, a vontade em explorar as ondas era muito grande, e dois dias antes os preparativos começaram com o checklist dos equipamentos junto à logística do barco e jet-skis.

Foi um planejamento minucioso, pois a localização remota da ilha dificulta muito o acesso aos recursos. As pranchas, principal ferramenta de performance, foram as famosas Pacelli Model towboards, desenhadas pelo próprio Jorge Pacelli.

No dia anterior, a previsão épica se manteve exorbitante e a expectativa aumentou entre todos. A equipe constituída por Jorge Pacelli e os anfitriões Steve Levine e Marcelo Noto proporcionaram a festa em grande estilo com Haroldo Ambrosio, Marcelo Sampaio, Mike Rogers, Rafael Tapia e o fotógrafo Chico Muniz. Todos a postos, à espera era pelo principal convidado: o grande swell.

Esta ocasião também foi marcada pelo celebrado reinício da Dupla Blasters, constituída por Jorge Pacelli e Haroldo Ambrosio, big rider que se afastou por três anos devido uma cirurgia na região lombar para colocação de dez parafusos e dois enxertos ósseos.

O grande dia Às quatro horas da manhã todos já estavam acordados, adrenalizados e focados nos quesitos de segurança, sendo coordenados por Jorge Pacelli. Depois de tudo pronto no barco e jet-skis a postos, às 6:45 horas a equipe saiu com destino a Bawa.

Pelo caminho o visual de ondas gigantes por toda parte foi impressionante. Ema, 32 anos de idade, segunda geração de pescadores nativos da ilha de Bawa e marinheiro nesta expedição, jamais havia visto o canal entre Bawa e Hamutala fechar. Espumas enormes tomando o canal fizeram com que a rota de chegada ao point fosse alterada obrigando a passagem por fora do arquipélago. Ao chegar ao destino, a visão foi inacreditável aos olhos de todos.

Os veteranos Jorge Pacelli e Haroldo Ambrosio abriram a sessão com ondas monstruosas que ultrapassavam 25 pés e ao longo do dia todos tiveram a oportunidade de pegar as bombas da vida no arquipélago indonésio.

Confira abaixo alguns depoimentos da sessão

“Peguei ondas que nunca pensei em surfar na Indonésia: liso, perfeito e com tubos gigantes, um dia inesquecível para mim.” (Jorge Pacelli)

“São poucas as palavras para descrever tamanha emoção em retornar surfar ondas gigantes… ao finalizar a primeira onda não contive a emoção e comecei chorar.” (Haroldo Ambrosio)

“Momento único na minha vida, oportunidade incrível por ter surfado minhas maiores ondas e só tenho a agradecer aos amigos Pacelli, Steve, Haroldo, Marcelo e Chico.” (Marcelo Sampaio)

“Fiquei olhando por mais de três horas antes de decidir cair. Só tive confiança depois de ver o calibre do piloto. Peguei as maiores ondas da vida sem dúvida em meus 25 anos vivendo na Indonésia” (Steve Levine)

“Após vários anos treinando realizei meu sonho de pegar as maiores ondas da minha vida e Bawa, minha casa, foi o melhor pico que quebrou e felizmente neste dia estava junto de meus amigos e mestres que me ensinaram tudo.” (Marcelo Noto)

“Depois de doze horas fotografando no sol intenso, fiquei satisfeito por um trabalho sem nenhum clique perdido e um sonho realizado ter visto essas ondas surfadas. Foi um privilégio estar ali para registrar esse dia.” (Chico Muniz)

E assim o dia encerrou com êxito, todos felizes, cansados, inteiros e com muita memória para guardar com certeza. Agradecimentos especiais ao Puri Asu Resort (Steve Levine e Marcelo Noto) por todo suporte dado a equipe e ao fotógrafo Chico Muniz pelas fotos inéditas.