O site australiano Stab denunciou um projeto ganancioso de construção nas Ilhas Mentawai. Liderado pelo Grupo Sentosa, empresa hoteleira situada na Indonésia, o The Mentawai Bay pode ocupar uma área de 2.639 hectares, o equivalente a uma pequena cidade.
Os planos incluem um aeroporto, porto, parque temático, parques aquáticos, vários hotéis, condomínios, uma área industrial, aterro, Sea World, apartamentos, mercados, zoológico, campo de golfe, fábrica de processamento de pescado e fábrica de óleo de coco e carvão.
Localizado a apenas 50 minutos de voo de Cingapura, a área pode facilmente se tornar uma atração enorme para o turismo baseado na Ásia.
Apesar disso, a documentação que divulga o projeto afirma: “O projeto Mentawai Bay transformará uma terra não desenvolvida em um ativo do qual o povo de Mentawai pode se orgulhar”.
Procurada pela Stab, a Sentosa argumentou que o projeto recebeu a aprovação das autoridades indonésias e será designado como “Zona Econômica Especial para a Regulação do Turismo”.
Essas isenções incluem reduções de impostos, direitos estendidos de uso para corporações e políticas de imigração que facilitam a contratação de trabalhadores estrangeiros.