Presidente da Indonésia, Joko Widodo visitou a ilha de Bali neste mês de março para garantir duas milhões de doses de vacinas para o local até maio de 2021. O objetivo é reabrir as portas aos viajantes internacionais em junho e restaurar a economia da ilha, que depende do turismo para sobreviver.
Durante a visita do presidente, cerca de 500 pessoas participaram de um mutirão de vacinação, realizado em Denpasar. Caso a distribuição da vacina permaneça em andamento e a população siga respeitando os protocolos sanitários, as fronteiras para os turistas internacionais podem ser reabertas na metade deste ano.
“Depois de observar a situação atual, pretendo reabrir as fronteiras internacionais em Bali em junho ou julho de 2021. Não será fácil, mas se todas as pessoas apoiarem este programa, não será impossível trazer o turismo de volta no meio deste ano”, espera o presidente.
“Na província de Bali queremos nos concentrar em três zonas verdes designadas, especificamente Ubud, Sanur e Nusa Dua. Estamos otimistas de que se tornem zonas seguras e totalmente abertas aos turistas”, afirma o presidente.
A reabertura das praias de Bali terá um grande impacto na recuperação da economia do país e devolverá o sustento dos moradores da região. A Indonésia também espera vacinar 181 milhões de pessoas de sua população de 270 milhões até o final de 2021.