O governo de Bali, na Indonésia, anunciou que quem recusar a vacina contra a Covid-19 poderá ser sentenciado a um ano de prisão e multa de 100 milhões de rúpias indonésias, o equivalente aproximadamente R$ 38 mil. O anúncio foi feito no último sábado (9), pelo ministro Edward Hiariej.
“Haverá sanções para as pessoas que se recusarem a serem vacinadas, é responsabilidade nossa acabar com esta pandemia”, diz Hiariej durante transmissão no canal oficial do governo balinês no YouTube.
O ministro, que também é professor de Direito Penal na Universidade de Gadjah Mada, afirma que providências criminais contra quem se opor à vacina estão respaldadas pela legislação implementada para o período de pandemia no país.
De acordo com a legislação, qualquer pessoa que colocar outros cidadãos em risco, obstruindo a quarentena, pode ser sentenciado a um ano de prisão e também a multa de 100 milhões de rúpias indonésias.
“Como nós definimos a vacina obrigatória, a pena sempre vai ser aplicada aos desobedientes. Eles podem ser presos, multados, ou talvez ambos”, reitera o ministro. Contudo, segundo Hiariej, essas sanções serão tomadas como último recurso, com o governo preferindo preparar a população de uma forma amistosa.
Fonte The Bali Sun