Um navio cargueiro encalhou em uma bancada de corais em Nusa Lembongan, ilha próxima à Bali, Indonésia. O acidente aconteceu exatamente no mesmo lugar onde há mais de 50 anos, nos anos 1960, um navio naufragou nesta bancada, batizada de Shipwrecks (na tradução livre significa naufrágios) por conta do incidente.
Mas o naufrágio atual não foi considerado uma tragédia pelos surfistas locais. Isso porque o navio melhorou a qualidade da onda que quebra ali, assim como a carcaça do primeiro navio.
Segundo locais, surfistas mais velhos sempre contaram histórias sobre a qualidade das ondas em Shiprwecks, que agora eles têm a oportunidade de testemunhar. As ondas batem no navio e se alinham perfeitamente na bancada, assim como faziam nos anos 1970 e 1980, antes da carcaça antiga ser totalmente engolida pelo mar.
“É como nossa própria piscina de ondas agora”, disse o diretor de competição do Nusa Lembongan Boardriders Komo Wilson ao site Magic Seaweed. “Nós, mais jovens, só ouvimos dos mais velhos como era a onda quando o primeiro navio encalhou no recife. E sempre sentimos inveja porque a onda era supostamente melhor. Mas agora acreditamos neles, porque até os mais velhos estão dizendo que a laje está de volta”.
Mas claro que, apesar de estarem curtindo a qualidade das ondas, os surfistas se preocupam com o impacto ambiental do acidente. Felizmente o navio não estava carregado com muitos litros de óleo e acabou encalhando na mesma falha de arrecife que já existia. A comunidade toda está ajudando no possível para que o navio seja retirado dali o quanto antes. Mas, enquanto isso, aproveitam.
“Obviamente, não queremos que dure para sempre”, diz Komo ao Magic Seaweed. “Nosso clube está envolvido no trabalho. Estamos recebendo conselhos de surfistas, que conhecem o recife melhor do que ninguém. Ele fornece muitos alimentos para a ilha e precisamos dele de volta, com certeza. A situação das ondas é apenas um pequeno sonho que irá embora e estamos tranquilos com isso. A prioridade é salvar o recife e manter as nossas águas limpas”.
Shipwrecks
Embora tenha sido surfada pela primeira vez por Bob Brown em 1974, Shipwrecks se tornou internacionalmente famosa no filme de surfe de 1982, Band On the Run, estrelado por Rabbit Bartholomew.
Foto de capa Evgenii Ivkov / @surfinglens