Lombok

Terremoto deixa mortos

Terremoto do último domingo (5) deixa pelo menos 98 mortos e centenas de feridos nas ilhas próximas à Lombok, Indonésia.

Milhares de pessoas, entre turistas e moradores, tentam evacuar as ilhas Gili logo após o terremoto.

O forte terremoto de 6,9 na Escala Richter do último domingo (5) deixou pelo menos 98 mortos e centenas de feridos nas ilhas próximas à Lombok, Indonésia, onde o tremor foi mais sentido.

Milhares de edifícios foram reduzidos a escombros e um alerta de tsunami chegou a ser anunciado, mas foi retirado logo depois que ondas de apenas 15 centímetros foram registradas em aldeias próximas.

Há também relatos de fatalidades nas ilhas Gili, popular destino turístico situado na costa noroeste de Lombok. Porta-voz da agência nacional de desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho disse que a maioria das mortes ocorreu na região Norte de Lombok.

“As estradas foram danificadas, três pontes também foram abaladas. O acesso é difícil a alguns locais e não temos funcionários suficientes”, disse Nugroho.

Ainda segundo o porta-voz, a maioria das vítimas foi atingida por desabamentos. Até agora são 236 pessoas feridas e mais de 20 mil que deixaram suas casas em Lombok.

O terremoto também chegou a danificar prédios em Denpasar, Bali, mas sem vítimas fatais. Ele foi seguido por tremores secundários, de magnitude 5,4.

Assim como Bali, Lombok é conhecida pelas belas praias e montanhas. Por causa da incidência de terremotos, hotéis e outros edifícios em ambos os locais não podem exceder a altura de coqueiros.

A Indonésia é propensa a terremotos devido à sua localização, no “Anel de Fogo” do Pacífico, área de grande atividade sísmica que registra cerca de 7.000 sismos anualmente, a maioria moderados.

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na ilha de Sumatra provocou um tsunami que matou 230 mil pessoas em vários países.

Exit mobile version