Depois de enfrentar uma longa batalha contra um câncer de estômago, o australiano Wayne Deane faleceu nesta sexta-feira (27), aos 65 anos, no estado de Queensland, Austrália.
Emblemático surfista dos anos 1970, Deane cresceu no centro da revolução das shortboards e fez parte de um grupo que puxou o nível do esporte em Coolangatta.
Ao lado de Michael Peterson, Peter Townend, Rabbit Bartholomew e Andrew McKinnon, o surfista também foi um dos principais nomes de sua geração na época.
Enquanto muitos de seus amigos trilhavam o caminho do Circuito Mundial, ele preferiu uma vida mais tranquila como shaper e trabalhou por muitos anos com Terry Fitzgerald na Hot Buttered.
Nos anos 1980, Wayne recuperou a veia competitiva, ganhando vários campeonatos australianos de longboard, incluindo o título mundial da modalidade em 1990.
Wayne deixa dois filhos, Jimi e Noa, este último é considerado um dos principais free surfers da atualidade. Em sua conta no Instagram, Mick Fanning foi um dos primeiros a lamentar a morte do ídolo australiano.