O norte-americano Balaram Stack sagrou-se campeão do Mexpipe Warriors, competição realizada na última semana em Puerto Escondido e que homenageou o ídolo local Oscar Moncada.
Em ondas pesadas, o brasileiro Pedro Calado e o uruguaio Marco Giorgi participaram da final, terminando em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Completaram o pódio o mexicano Jafet Ramos (2º), o peruano Alvaro Malpartida (5º) e o chileno Christian Merello (6º).
Com período de espera entre os dias 1 e 15 de agosto, o Mexpipe Warriors celebrou a vida de Oscar Moncada, ídolo do surfe mexicano que faleceu no último mês de novembro vítima de um acidente de carro.
Oscar era um surfista lendário de Puerto e sempre estava presente nas maiores ondulações no pico. Ele também chegou a participar de algumas etapas do Big Wave Tour e disputar o Big Waves Awards diversas vezes.
Na luta pelo título, Balaram Stack largou na frente ao arrancar 8.00 pontos em uma craca. O norte-americano rapidamente somou 8.50 para complicar a vida dos adversários. Jafet Ramos, Pedro Calado e Marco Giorgi ainda se aproximaram ao conseguirem ondas na casa dos 7.00 pontos.
Confira acima o vídeo com os melhores momentos do evento, além de um tubaço de Pedro Calado durante a competição.
Resultados
1 Balaram Stack (EUA)
2 Jafet Ramos (MEX)
3 Pedro Calado (BRA)
4 Marco Giorgi (URU)
5 Alvaro Malpartida (PER)
6 Christian Merello (CHI)