Saúde mental

Bruce Irons faz tratamento

Havaiano Bruce Irons está em clínica no México, espera voltar para logo para água e competir grandes eventos novamente.

Rip Curl Pro Search 2008, Bali, Indonésia

Bruce Irons, surfista profissional nascido em Kauai, Havaí, sempre foi franco sobre suas batalhas contra a saúde mental e o vício. Essas lutas se intensificaram após a perda de seu irmão e tricampeão mundial, Andy Irons, em 2010.

Nos anos seguintes à morte de Andy, Bruce continuou competindo e surfando em homenagem ao seu irmão. No entanto, recentemente, ele se tornou menos presente nas redes sociais e há poucas informações sobre seu paradeiro.

Recentemente, uma clínica de bem-estar psicodélico chamada Beond no México publicou um vídeo de Bruce no Instagram recebendo tratamento com ibogaína.

Segundo a revista Tracks, a ibogaína é um composto psicoativo derivado da raiz da planta iboga, proibida nos EUA, mas ainda em estudo e utilizada em alguns casos para tratar condições como dependência de opiáceos, traumas cerebrais e TEPT (estresse pós-traumático).

No vídeo, Bruce compartilha sua história com emoção. “Meu nome é Bruce Irons. Sou um surfista profissional de 44 anos. Meu irmão foi campeão mundial. Ele era o cara mais incrível que já existiu e estou fazendo isso por ele e por todos os meus outros irmãos e amigos que se foram, que passaram por muitos altos e baixos, perdas e problemas de saúde mental, depressão e drogas. Vim a este lugar no México chamado Beond para ver do que se tratava e eles fazem tratamento com ibogaína. Não importa qual seja o seu estado atual, quão ruim esteja, sempre pode piorar e sempre tem alguém que parece estar um pouco pior. Mas quando cheguei aqui, fui recebido de braços abertos, sem julgamentos, ressentimentos, nada.”

Bruce descreve a equipe da Beond como acolhedora e dedicada, e explica como a ibogaína o ajuda a acessar sua mente subconsciente e lidar com traumas.

“O pessoal aqui te faz se sentir tão bem e te ajuda a entender o porquê de você se sentir assim. Eles me explicaram muito sobre isso e o remédio da planta que eles fornecem realmente te ajuda a entrar na sua mente, na sua visão. É um trabalho que você faz junto com eles, e você recebe de volta o que coloca. É incrível as possibilidades que você pode superar, deixar de lado e apenas encontrar aquela criança interior novamente que pode ressurgir e florescer. Porque todos nós somos lindos raios de luz. E graças a Deus pelo México, porque os Estados Unidos… não acho que a medicina ocidental deles seja boa, vamos ser honestos. As clínicas de reabilitação lá são horríveis. Meu irmão foi para uma reabilitação lá e todas as pessoas que ele conheceu lá, incluindo ele mesmo, morreram. Então, eu nunca faria isso. Quando descobri esse lugar, fiquei sabendo que a taxa de sucesso é de 98%, ao invés dos 98% de recaída das clínicas tradicionais”.

Bruce enfatiza a importância do trabalho individual e da honestidade no processo de cura, e destaca a equipe da clínica por sua dedicação e apoio genuíno.

“Tudo depende de você trabalhar e ser completamente honesto. E você não será julgado. Tom e sua equipe são as pessoas mais lindas do mundo. Eu nunca conheci um grupo de pessoas que faça seu trabalho tão bem e com tanto amor, sem nenhuma falsa felicidade. Isso é o que você encontra aqui”.

Motivado por sua própria experiência positiva, Bruce se propõe a ajudar outros que precisam. “Então, eu adoraria espalhar essa palavra. Para quem precisar de ajuda, eu ajudo você. Vou te trazer aqui. Basta entrar em contato comigo no Instagram. Estou ficando saudável e forte novamente. Vou voltar para a água”.

Com um espírito renovado, Bruce expressa seu desejo de voltar a competir. “E ainda tenho algumas ondas grandes e tubos que preciso pegar em Pipeline. E quem sabe, voltando para Eddie Aikau ou Pipe Masters. Ainda sinto que tenho uma vitória pela frente. Ou duas. Mais um Pipe Masters, mais um Eddie. Vamos fazer isso. Estou indo em frente”.

Fonte Tracks

Exit mobile version