Surf trip macabra

Polícia encontra corpos no México

Polícia encontra três corpos que podem ser dos surfistas desaparecidos na Baja California, México.

0

Três corpos foram encontrados ao sul de Ensenada, México, perto do pico de surfe onde dois homens de San Diego e um irmão vindo da Austrália foram vistos pela última vez antes de desaparecer em circunstâncias suspeitas. Um mandado de prisão foi emitido em conexão com o caso, disseram autoridades mexicanas na sexta-feira (3).

Os corpos foram descobertos quase uma semana após a busca por Callum Robinson, 33, um australiano que mora em San Diego; seu irmão visitante, Jake Robinson, 30; e seu amigo, Jack Carter Rhoad, 30 anos, cidadão americano de San Diego.

As autoridades mexicanas ainda não identificaram positivamente os falecidos. Elas dizem que os restos mortais mais de uma quarta pessoa também podem ter sido encontrado.

Os restos mortais foram encontrados no fundo de um poço perto de Punta San José, em Santo Tomás, perto de um pitoresco e remoto pico de surfe conhecido como Farol. É a mesma área onde a picape Chevrolet que o trio dirigia pela Baja California foi descoberta incendiada cerca de um dia antes.

Os corpos foram encontrados após uma busca de quase 24 horas no local – uma propriedade rural à beira-mar que inclui uma pequena casa de tijolos. A Guarda Nacional Mexicana, o Exército Mexicano, o gabinete do Procurador-Geral da Baja California e a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Ensenada permaneceram no local até a noite de sexta-feira.

Os surfistas planejavam acampar perto da praia no fim de semana passado, depois se hospedar em um Airbnb em Rosarito, de acordo com postagens de amigos e familiares nas redes sociais. Mas eles nunca fizeram check-in no Airbnb e Callum não apareceu para trabalhar em San Diego conforme programado.

Os promotores da Baja California emitiram na sexta-feira um mandado de prisão para uma pessoa sob a acusação de sequestro.

Os promotores não identificaram o suspeito, mas disseram na quinta-feira que três pessoas estavam sob investigação em conexão com os desaparecimentos. Isso incluía uma mulher de 23 anos que foi detida com drogas e um celular que tinha uma foto de papel de parede de um dos homens desaparecidos, segundo o prefeito de Ensenada, Carlos Ibarra Aguiar.

As autoridades mexicanas têm trabalhado em coordenação com o FBI em San Diego e com o Departamento de Estado dos EUA, bem como com funcionários do consulado dos EUA e da Austrália.

Em um comunicado na quinta-feira, a governadora da Baja California, Marina del Pilar Ávila, prometeu uma investigação completa e disse que qualquer pessoa responsável por um crime será “punida em toda a extensão da lei”.

A Baja Califórnia tem uma das maiores taxas de homicídios do país no ano passado, com 2.417 pessoas mortas, segundo o secretário estadual de Segurança Cidadã. As mortes são em grande parte atribuídas à violência causada pelas drogas, à medida que facções beligerantes lutam pelo controle da área. Mas a violência que afeta turistas estrangeiros na região tem sido rara. Houve 595 homicídios no estado até março deste ano.

Leia mais

Amigos desaparecem em trip

Fonte The San Diego Union Tribune