Confira no player acima o teaser do documentário Breaking Dark, ainda inédito e sem título definido, sobre a carreira do surfista capixaba Derek Rabelo, portador de cegueira total, com depoimentos dos surfistas Carlos Burle, Garret McNamara, Lucas Chumbo, Maya Gabeira e Kelly Slater.
Derek Rabelo é o único surfista com cegueira total a surfar Pipeline (Havaí), Teahupoo (Tahiti) e as ondas gigantes em Nazaré (Portugal). Filme documental, dirigido por Pablo Garcia (foto com câmera), mostra a busca do surfista pelas ondas gigantes nos últimos cinco anos
O filme será lançado, globalmente, no final dese ano. Recém-chegado de Portugal, após um mês surfando e filmando em Nazaré, as filmagens se encerraram na Praia Mole, em Florianópolis, durante o Kizu Invitational, que reuniu os melhores surfistas masculinos e femininos brasileiros portadores de necessidades especiais.
Produzido pela empresa canadense Big Time Decent e com direção do cineasta colombiano Pablo Garcia, o documentário traz as participações dos surfistas de ondas grandes: os brasileiros Lucas Chumbo, Carlos Burle e Maya Gabeira, o norte-americano Garrett McNamara e o ídolo superpremiado Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial.
Sobre Derek, Slater diz: “Ele fez carreira no surfe mesmo sem conseguir enxergar. Não posso imaginar como ele consegue fazer isso”.
O diretor Garcia acompanha Derek há cinco anos por locações como Taíti, Havaí, Portugal e Brasil. O filme documental tem registrado a emocionante história do surfista cego em sua busca pelas ondas perigosas como as de Nazaré.
“Derek é a prova viva de que tudo é possível. Não importa quais sejam as limitações que você possa ter, você pode alcançar qualquer coisa que tiver na mente”, diz Garcia. Para Matt Shewchuk, produtor do documentário: “É um grande projeto com uma história única no planeta. Tenho orgulho de viabilizar a união do talento do diretor Pablo Garcia, que admiro, à incrível história de Derek que é 100% cego”.
Derek tem 30 anos e nasceu com glaucoma congênito que tirou 100% da sua visão desde os primeiros dias de vida. Animado com a finalização do filme, Derek conta : “O nosso filme não é só para a galera do surfe. Terá as ondas gigantes de Nazaré, Jaws (ilha de Maui, Havaí) mas isso são só algumas partes. O surfe é na minha vida o que mais amo fazer e o filme será para todo mundo”. E complementa: “Tenho certeza que será um filme de altíssima qualidade, porque toda a nossa equipe está fazendo uma entrega sensacional”.
Sobre a Big Time Decent – Com sede em Vancouver, Canadá, a produtora foi criada pelo produtor executivo e diretor Matt Shewchuk. Também premiado showrunner, tem mais de 15 anos de experiência e é criador do sucesso “Rust Valley Restorers” (Netflix/ History/MotorTrend), com cinco temporadas, e “Backroad Truckers” (Hulu/History), agora em sua segunda época.
Além do documentário sobre o surfista Derek Rabelo, para 2023, a Big Time Decent desenvolve novas séries para emissoras de TV nos Estados Unidos e no Canadá e dois longas-metragens. A empresa também oferece serviços de produção e pós-produção em suas duas instalações em Vancouver e Calgary.