Associação de Saquarema

Cisco Araña apoia adaptados

Legend santista Cisco Araña entrega pranchas para Associação de Surf Adaptado de Saquarema, numa celebração do parasurfe.

Rio de Janeiro (RJ).

Rio de Janeiro (RJ).

No dia 23 de junho, um domingo, terceiro dia da janela do Campeonato Mundial de Surfe
Vivo Rio Pro, que aconteceu em Saquarema (RJ), a ASAS (Associação de Surf Adaptado de Saquarema), recebeu das mãos do professor e grande surfista santista Cisco Araña, fundador e coordenador da Escola Radical, primeira Escola Pública de Surf e também da primeira Escola Pública de Surf Adaptado, as pranchas adaptadas desenvolvidas especialmente por Cisco em parceria com o Projeto Sonhando Sobre as Ondas e a Prefeitura Municipal de Santos.

As pranchas foram fabricadas na Viking Surfboards com apoio do surfista e empresário santista Christian Wolthers e a associação também está se preparando para participar da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Parasurf em Cabedelo, Paraíba.

O evento aconteceu na sede da Associação de Surf de Saquarema (ASS), parceira da
ASAS, que gentilmente cedeu o local e toda estrutura da associação para que Cisco entregasse em mãos as pranchas que serão essenciais na ampliação da oferta das aulas e desenvolvimento dos alunos atendidos pela Associação de Surf Adaptado de Saquarema em suas atividades.

O santista fez uma apresentação sobre o Projeto Sonhando Sobre as Ondas, explicou sobre o desenvolvimento das pranchas, suas adaptações em auto relevo e com acessórios que possibilitam que uma pessoa com qualquer tipo de deficiência e diversidade funcional consiga deslizar nas ondas, experimentando os benefícios do contato com o oceano, que Cisco destaca: “A água do mar é medicinal e o contato com ela nos trás diversos benefícios. O oceano é fonte de inspiração, saúde e cura”.

A cerimônia de entrega, contou com a presença de personalidades importantes do surf
e da cidade de Saquarema, como a do surfista e shaper, grande amigo de Cisco Araña, o morador de Saquarema Carlos Roberto L’Astorina de Andrade, o nosso “Mudinho”, lenda do surfe brasileiro e provavelmente o primeiro surfista adaptado do Brasil que se tem notícia, por sua deficiência auditiva, a surdez.

Além, de “Mudinho”, a médica neurologista saquaremense Raquel Oliveira, vereadora da cidade, na qual carinhosamente a equipe da ASAS a considera “madrinha”, pois foi dela a proposta de Lei no 2.323, aprovada em uninamidade na Câmara Municipal e sancionada pela Prefeita Manoela, em 12 de dezembro de 2022, na qual a Associação de Surf Adaptado de Saquarema recebeu o Título de Utilidade Pública do município.

Outras presenças importantes estiveram prestigiando a entrega das pranchas, como o
Deputado Estadual do Rio de Janeiro, o médico cardiologista saquaremense Pedro Ricardo, que empolgou-se com a fala e explicações de Cisco, sobre como nasceu a Escola Pública de Surf Adaptado em Santos e o processo de desenvolvimento do método de aulas e das pranchas adaptadas.

Pedro disse “Quero visitar Santos, conhecer tudo isso de perto e quem sabe conseguimos materializar esse sonho, com apoio do Estado, de trazer uma escola pública de surfe adaptado para Saquarema”.

Também esteve lá, o pai do nosso campeão mundial Ítalo Ferreira, o Sr. Luis Ferreira, presidente do Institulo Ítalo Ferreira, em Baía Formosa no Estado do Rio Grande do Norte, cidade natal do campeão. Sr. Luis enalteceu o trabalho da Associação de Surf Adaptado de Saquarema, parabenizando toda equipe e destacando o quão importante é para os
alunos e as famílias que participam das atividades oferecidas pela ASAS.

A ASAS se prepara para participar pela segunda vez do Campeonato Brasileiro de
Parasurf, que será oferecido pela Confederação Brasileira de Surf, de 08 a 11 de agosto, na cidade de Cabedelo, Paraíba. A Associação irá levar três atletas para competir em águas paraíbanas, sendo mais uma representante do Estado do Rio de Janeiro. A equipe contará com um atleta com paralisia cerebral, uma atleta com Síndrome de Down e o atual campeão brasileiro na categoria autismo, Thiago Gama, que vai em busca do bicampeonato.

Agora, a Associação de Surf Adaptado de Saquarema – ASAS iniciou uma campanha
que busca recursos para custear as passagens aéreas, hospedagem, alimentação e envio de equipamento para toda a equipe, e assim viabilizar a ida ao Brasileiro, já que desde sua fundação e como consta no seu estatuto, é uma entidade sem fins lucrativos, realizando todo o trabalho de maneira filantrópico, com uma diretoria e corpo de voluntários extremamente comprometidos com o trabalho.

As doações já podem ser feitas através do PIX da A.S.A.S que é o CNPJ 45.672.377/0001-25.

Para finalizar, deixamos a mensagem do Presidente da ASAS e idealizador do projeto,
o psicólogo Marcelo Mourão (CRP 5a/52255): “O que a gente espera, é que muito mais gente possa se divertir, porque o melhor surfista é aquele que mais se diverte, então quanto mais inclusão mais diversão.”

Exit mobile version