Derek Rabelo

Atração em Floripa

Surfista capixaba Derek Rabelo, portador de deficiência visual, participa do Layback Pro, encerrado no último final de semana em Florianópolis (SP).

Derek Rabelo participa do LayBack Pro em Floripa.

O surfista profissional capixaba Derek Rabelo retornou de Portugal ao Brasil para disputar na Praia Mole, em Florianópolis, cidade onde reside, o Kizu Invitational no último sábado,  11 de março. A bateria especial, reuniu os melhores surfistas masculinos e femininos brasileiros portadores de necessidades especiais.

Derek tem 30 anos e nasceu com glaucoma congênito que tirou 100% da sua visão desde os primeiros dias de vida. O surfista, que tem cegueira total, estava empolgado em participar da competição: “A minha expectativa para esse evento da WSL (Liga Mundial de Surf) é a melhor possível. Estou muito feliz porque é super importante o “parasurfe” ter esse reconhecimento. Todos nós temos limitações e desafios e isso nos motiva a superar qualquer obstáculo para estar dentro do mar, poder encarar as ondas e encontrar essa felicidade”.

O paratleta ressalta ainda a importância da inclusão e comemora: “Acredito que nosso maior desafio não é o mar, mas são as pessoas que, às vezes, não acreditam em nossa capacidade. Mas estaremos lá para trazer esse sentimento de inclusão, de acessibilidade para o mundo do surfe”.

Recém-chegado de Portugal, após um mês surfando e filmando nas ondas gigantes de Nazaré, Derek revela a novidade sobre o documentário que está sendo finalizado sobre sua carreira com a produtora canadense Big Time Decent.

Com o lançamento mundial programado para o final desse ano, o documentário, ainda sem título, é dirigido pelo cineasta colombiano Pablo Garcia e tem as participações dos surfistas de ondas gigantes: os brasileiros Lucas Chumbo, Carlos Burle e Maya Gabeira, o norte-americano Garrett McNamara e o ídolo superpremiado Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial.

Sobre Derek, Slater diz: “Ele fez carreira no surfe mesmo sem conseguir enxergar. Não posso imaginar como ele consegue fazer isso”.

O diretor Garcia acompanha Derek há cinco anos por locações como Taíti, Havaí, Portugal e Brasil. No último final de semana, em Florianópolis, o cineasta gravou as últimas cenas do projeto. O filme documental tem registrado a emocionante história do surfista cego em sua busca pelas ondas gigantes e perigosas como as de Nazaré.

“Derek é a prova viva de que tudo é possível. Não importa quais sejam as limitações que você possa ter, você pode alcançar qualquer coisa que tiver na mente”, diz Garcia.

Animado com a finalização do filme, Derek conta que: “O nosso filme não é só para a galera do surfe. Terá as ondas gigantes de Nazaré, Jaws (ilha de Maui, Havaí) mas isso são só algumas partes. O surfe é na minha vida o que mais amo fazer e o filme será para todo mundo”. E complementa: “Tenho certeza que será um filme de altíssima qualidade, porque toda a nossa equipe está fazendo uma entrega sensacional”.

Para Matt Shewchuk, produtor do documentário: “É um grande projeto com uma história única no planeta. Tenho orgulho de viabilizar a união do talento do diretor Pablo Garcia, que admiro, à incrível história de Derek que é 100% cego”.

Sobre a Big Time Decent

Com sede em Vancouver, Canadá, a produtora foi criada pelo produtor executivo e diretor Matt Shewchuk. Também premiado showrunner, tem mais de 15 anos de experiência e é criador do sucesso “Rust Valley Restorers” (Netflix/ History/MotorTrend), com cinco temporadas, e “Backroad Truckers” (Hulu/History), agora em sua segunda temporada.

Além do documentário sobre o surfista Derek Rabelo, para 2023, a Big Time Decent desenvolve novas séries para emissoras de TV nos Estados Unidos e no Canadá e dois longas-metragens.

A empresa também oferece serviços de produção e pós-produção em suas duas instalações em Vancouver e Calgary.

Exit mobile version