Projeto Dream Challenger

No rip em Copacabana

Projeto Dream Challenger vai para Copacabana, Rio de Janeiro (RJ), com equipamentos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Praia do Forte, Imbuhy, Niterói (RJ).

Praia do Forte, Imbuhy, Niterói (RJ).

Nos dias 29 e 30 de junho, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, a praia do Forte de Copacabana, contará com pranchas de surfe diferentes, adaptadas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A segunda etapa do Dream Challenger, evento idealizado pelo paratleta Taiu Bueno, inspira outras pessoas com deficiência a experimentarem a sensação de pegar onda.

O evento conta com uma equipe que tem dois campeões de longboard brasileiros, Rodney Costa e Danilo Rodrigo, vice-campeão mundial da modalidade; Alexandre Passos, surfista de alma especialista na fabricação e engenharia das adaptações das pranchas; Diana Bueno, tesoureira do projeto; Rodrigo Sunset, responsável pelo transporte dos equipamento e Felipe Mass, condutor da cadeira anfíbio.

“O objetivo principal do evento é compartilhar a alegria que eu senti quando pude voltar a surfar mesmo com a paralisia de braços e pernas, como é meu caso. A primeira etapa do evento, que aconteceu na praia do Forte Imbuhy, em Niterói, reuniu mais de 50 pessoas com deficiência que puderam entrar no mar e sentir a conexão com a natureza. Em Copacabana não será diferente, teremos cadeiras anfíbias, pranchas adaptadas e esteiras de acessibilidade para possibilitar que mais PCDs possam aproveitar este cartão postal carioca com total segurança e apoio”, comemora o para-surfista.

Apesar de novo, desde 2015 já existem circuitos mundiais de surfe adaptado ou para-surfe. Contudo, não é preciso ser atleta para participar do Dream Challenger, o intuito do evento é exatamente apresentar a prática para outras pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e, quem sabe, encontrar o próximo campeão ou campeã mundial do esporte. Ainda assim, o mais importante é proporcionar a alegria de voltar a ter contato com o mar, ou, em alguns casos, de sentir as ondas pela primeira vez.

Visita do campeão paralímpico, Clodoaldo Silva

A primeira etapa do evento, que aconteceu nos dias 8 e 9 de junho no Forte do Imbuhy, uma das poucas praias restritas do litoral fluminense, com o acesso controlado pelo Exército Brasileiro, contou com o apoio do 21°Grupo de Artilharia de Campanha, que abriu as portas deste lugar paradisíaco, do Projeto Aomar, Projeto Cuida Bem de Mim e com a Prefeitura de Niterói através da Simone Capella, Subsecretária da Secretaria de Acessibilidade de Niterói para viabilizar o atendimento aos participantes.

Durante o final de semana foram 26 pessoas atendidas no sábado e 27 no domingo, que puderam desfrutar das ondas e da faixa de areia com total acessibilidade e uma equipe qualificada para atendê-las. Para recepcionar o projeto, o surfista Guilherme Herdy, que representou o Brasil na World Surf League por 12 anos, foi o anfitrião do local, compartilhando conhecimento sobre as ondas.

“Foram dois dias perfeitos, agradecemos demais a todos os integrantes do 21º Batalhão de Niterói que abriram essa praia paradisíaca para nós”, complementa Taiu Bueno.

O evento ainda recebeu a visita ilustre do nadador paralímpico, Clodoaldo Silva, campeão com 14 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo seis de ouro e seis de prata, e grande incentivador do esporte, que experimentou e aprovou a sensação de estar por cima das ondas, e não mergulhando, como se consagrou na natação. O campeão também estará presente nas areias de Copacabana para acompanhar o projeto.

Final de semana na praia de Copacabana

O Projeto Dream Challenger, que tem como intuito desafiar pessoas com deficiência a sonharem e realizarem o que antes parecia impossível, como surfar, disponibiliza esteiras de acessibilidade para facilitar a locomoção na faixa de areia, três pranchas adaptadas, sendo duas com assento e uma com andador, mais cadeiras anfíbias flutuantes para entrar no mar.

Horários

Sábados – 9h às 15 | Domingos – 9h às 14h

Clique aqui para fazer inscrição.

Exit mobile version