No último dia 26 de setembro, o universo do surfe foi abalado pela notícia do falecimento de Phil Irons, figura central na família que moldou as carreiras de renomados surfistas como Andy e Bruce Irons, além de ser o avô de Axel Irons. Nascido na Califórnia, Phil mudou-se para Kauai em 1970, onde passou o restante de seus dias. Foi nesse paraíso havaiano que seus filhos, Andy e Bruce, vieram ao mundo.
Após o divórcio de Phil com Danielle, mãe dos surfistas, ele optou por morar com os filhos em uma modesta casa à beira-mar. Com sua habilidade de carpinteiro, ergueu um espaço adicional, proporcionando mais conforto e liberdade a Andy e Bruce. Bruce recorda essa época como os melhores momentos de sua vida, afirmando que “tudo era tão fácil”.
No entanto, a família Irons foi marcada por uma perda devastadora em 2 de novembro de 2010, quando Andy faleceu, deixando Lyndie, sua esposa grávida de oito meses de Axel.
Emocionada, Lyndie compartilhou uma comovente homenagem a Phil em seu Instagram:
“Estive ausente por um tempo, lidando com a dor de perder o avô especial de Axel. A antecipação da perda não torna o adeus mais fácil. Nos últimos meses, Axel e o avô fizeram um pacto: sempre que Axel estivesse em Hanalei, ele receberia um abraço. Axel cumpriu isso sem hesitar. Passamos o máximo de tempo possível juntos. (…) A casa de Phil sempre foi meu lar. Ele amava seus filhos e os apoiava em todas as fases de suas carreiras. Sou eternamente grata por tê-lo tido e por ter compartilhado tantos anos com Danielle. Sinto muita falta dele. (…) Sinto sua felicidade lá em cima com Andy, e isso me faz sorrir e chorar. (…) A vida é preciosa. Ame intensamente aqueles que estão ao seu redor.”
O Waves envia sinceras condolências aos familiares e amigos de Phil Irons.