A Sabesp foi condenada pela Justiça pela poluição nos rios que correm para a praia da Barra do Sahy, em São Sebastião, Litoral Norte paulista. A poluição também afeta a vizinha praia da Baleia.
De acordo com o site Mar Sem Fim, desde 2013 houve ao menos nove vazamentos nos rios Negro e Sahy, de até 10 mil litros de esgoto. Alguns foram documentados por moradores e membros da entidade, resultados de falhas do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Baleia/Sahy.’
“Foi mais uma vitória do ICC, a ONG que não se cansa de enfrentar os poderosos quando ameaçam a integridade do que resta do litoral. “A decisão da Justiça condendou a Sabesp para que adote imediatamente todas as medidas necessárias para promover o correto e ininterrupto funcionamento do tratamento do esgoto sanitário na ETE Baleia/Sahy, inclusive durante períodos de temporada”, diz a publicação.
A empresa deverá apresentar cronograma de fiscalização, manutenção e obras imprescindíveis, além de disponibilizar relatório mensal de monitoramento em sua página na Internet.
Por último, a sentença judicial Determina que a Sabeso deixe de lançar efluentes provenientes da ETE-Baleia/Sahy, ou qualquer das Estações Elevatórias de Esgoto que compõem o SES Baleia/Sahy, sem o devido tratamento e em desacordo com os padrões legalmente estabelecidos.