[Informações atualizadas às 10:23 desta terça-feira (25/12), horário de Brasília]
O número de mortes causadas pelo tsunami na Indonésia subiu para 429 pessoas, enquanto pelo menos 1.459 pessoas ficaram feridas, 154 continuam desaparecidas e 11.687 desabrigadas, segundo a Agência de Desastres da Indonésia. É esperado que os números cresçam ainda mais. Equipes mantêm as buscas por vítimas, assim com o trabalho de resgate e de evacuação. O governo diz que ainda há vítimas sob escombros de edifícios atingidos pelo tsunami.
Uma série de duas ondas destruidoras atingiu diversas praias nas ilhas de Java e Sumatra, região do Estreito de Sunda, no último sábado. As autoridades atribuem as causas do desastre natural a um possível desprendimento de terra submarino produzido pela erupção do vulcão Anak Krakatau, que não ativou os alarmes por não ter sido registrado um potente terremoto. A situação foi agravada com a maré cheia e lua cheia.
“Foi causado pela combinação de um deslizamento de terra submarino, resultante de atividade vulcânica do Anak Krakatoa e um maremoto, intensificado por influência da Lua cheia”, informou o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.
Ainda de acordo com as autoridades locais, o tsunami já destruiu 681 casas e danificou seriamente 9 hotéis, 60 lojas e restaurantes e mais de 420 embarcações. Áreas residenciais e turísticas também foram afetadas e tiveram grandes danos.
O Estreito de Sunda fica entre as ilhas Java e Sumatra e liga o mar de Java ao Oceano Índico. As ondas gigantes atingiram as praias do sul de Sumatra e do extremo oeste de Java por volta das 21:30 locais de sábado (12:30 de Brasília).
A Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) alertou para a possibilidade de que se repita um novo tsunami no litoral do estreito de Sunda, devido à contínua atividade do vulcão.
Banda é atingida pelo tsunami durante show ao vivo:
they were just having a great time together. no sign, no warning of tsunami 😭 #prayforbanten #PrayForAnyer pic.twitter.com/L7LfE31KRr
— ℳ. (@ndxlicious) December 23, 2018
Ao menos três integrantes da banda Seventeen morreram quando o tsunami atingiu um show ao vivo do grupo, na praia de Tanjung Lesung. Eles se apresentavam quando a repentina onda atingiu com força o palco e arrastou a estrutura contra o público. Além de membros da banda, espectadores também morreram em razão do tsunami.
Mais cedo, o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, ainda tuitou imagens de locais sendo invadidos pela água, alegando maré alta por influência lunar.
Pouco tempo depois, novas imagens publicadas falavam em um maremoto e tranquilizavam a população da não existência de um tsunami, que veio à tona quase 8 horas depois, seguida de um pedido de desculpas e a exclusão dos posts anteriores.
Sutopo Purwo Nugroho publicou um pedido de desculpas por tentar tranquilizar as pessoas dizendo não haver um tsunami e apagou as publicações anteriores.
Hingga 23/12/2018 pukul 07.00 WIB, data sementara dampak tsunami di Selat Sunda: 43 orang meninggal dunia, 584 orang luka-luka dan 2 orang hilang. Kerugian fisik meliputi 430 unit rumah rusak berat, 9 hotel rusak berat, 10 kapal rusak berat dan puluhan rusak. pic.twitter.com/IfKnx29QKA
— Sutopo Purwo Nugroho (@Sutopo_PN) December 23, 2018
#update the #tsunami #krakatau impact #BREAKINGNEWS | Tsunami in the Sunda Strait | TVONE NOW #Anyer #Banten @karniilyas pic.twitter.com/FToVca8Vh1
— wongndeso (@Syarief38194795) December 23, 2018
# The #tsunami in the Sunda Strait was allegedly due to the #krakatau mountain avalanche last night pic.twitter.com/nwYlNw5YLk
— wongndeso (@Syarief38194795) December 22, 2018
Penyebab tsunami di di Pandeglang dan Lampung Selatan adalah kemungkinan kombinasi dari longsor bawah laut akibat pengaruh erupsi Gunung Anak Krakatau dan gelombang pasang saat purnama. BMKG masih meneliti lebih jauh untuk memastikan penyebab tsunami. pic.twitter.com/gbJ9eTND6u
— Sutopo Purwo Nugroho (@Sutopo_PN) December 22, 2018
A Indonésia é um dos países que mais sofre com desastres naturais do gênero, por estar localizada no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, região de colisão entre placas tectônicas.
Em setembro deste ano, centenas de pessoas morreram após um terremoto seguido por tsunami atingir outra ilha do país, a Sulawesi.