Um adolescente de 13 anos foi atacado por um tubarão, no último sábado (29), na praia de Encinitas, em San Diego, Califórnia (EUA).
O jovem, que passou por uma cirurgia e está em estado crítico, estava mergulhando com um grupo de amigos para caçar lagostas, quando sofreu o ataque, por volta das seis horas da manhã, em Beacon’s Beach, um dos picos preferidos para a prática do surfe e onde o brasileiro Phil Rajzman mora há cerca de um ano.
Phil relatou que a praia foi fechada por 48 horas, entre a Avenida La Costa e a praia de Swami, mas a interdição não impediu os surfistas de aproveitarem as ondas no domingo.
“Aqui tem muito tubarão e tubarão branco também. Há uma usina nuclear perto de Trestles que acabou transformando toda essa área em um viveiro de tubarão. Estamos acostumados a surfar com eles e, normalmente, não há ataques. Eles são amigáveis. Já estava todo mundo surfando de novo no dia seguinte. Estamos tristes pelo menino. É uma criança que estava mergulhando e foi uma fatalidade”, relata Phil.
O longboarder destacou também a velocidade do resgate, que foi um dos fatores decisivos para a sobrevivência do adolescente. “Foi impressionante ver como a ação de resgate foi rápida. Em menos de 10 minutos ele já estava a caminho do hospital. Estamos rezando pela família e recuperação do menino”, acrescenta o brasileiro.
Apesar de o ataque ter sido um episódio isolado e da convivência com os tubarões, os moradores de Encinitas ficaram assustados, principalmente com o fato de o tubarão ter mais de 3 metros de comprimento.