Ricardo Bocão, 68 anos, surfou no último fim de semana uma das maiores ondas da temporada de 2022/23 em Nazaré, Portugal. “Nunca experimentei algo parecido”, relata o legend.
Bocão conta que foi motivado por Lucas Chumbo, que avisou sobre a chegada de um swell “bom para surfar pela primeira vez” no pico. A ondulação era prevista para ter 30 pés (10 metros) e pouco vento.
O legend decidiu aceitar o desafio, mesmo diante das dificuldades impostas pela idade. No entanto, ele não imaginava que o desafio seria quase o dobro do esperado.
“Quando eu cheguei a galera do galpão da marina falou 30 pés com séries de 50. Aí o outro que estava uns 40 a 60, foi piorando (risos)”, relata. “Foi tudo acontecendo de maneira espontânea, quando eu vi já estava na toca do lobo.
Rebocado por Alemão de Maresias, Bocão pegou uma direita colossal após ser orientado pelo experiente piloto de jet-ski. “O bom foi que o Alemão já chegou me colocando em uma onda. Pedi para ele esperar umas duas séries, mas ele nem escutou. Já foi logo me colocando em uma onda“, conta. “Você não faz ideia da velocidade, o jeito que a onda sobe. Que violência! Nuca experimentei nada parecido“, revela.
Ricardo conta que ainda passou um perrengue para sair do mar após ter surfado a onda histórica, e que apesar do momento de glória, não pretende repetir a experiência.
“Depois dessa onda fui parar perto das pedras e tive que sair remando da água. Foi um perrengue pequeno (em comparação com o que acontece lá) mas já saí da água exausto, fui uma experiência incrível, mas não pretendo repetir“.
Teste de pranchas
A viagem para Portugal acabou proporcionando um dos momentos mais marcante da longa carreira de Ricardo Bocão, mas ao deixar o Brasil a session no Canhão de Nazaré não estava nos planos do legend.
Bocão foi ao país europeu para testar e produzir imagens (em ondas menores) com modelos exclusivos da parceria entre Lucas Chumbo e o shaper Lipe Dylong, para a campanha de verão 2022/23 da Surfland Brasil. Acompanhe as novidades no Instagram @surflandbrasil.