Água doce

Swell gelado no Eisbach

Rio Eisbach em Munique, Alemanha, é amplamente reconhecido como a "grande dama" das ondas estacionárias na Europa.

Rio Eisbach - junho 2024.

Rio Eisbach - junho 2024.

POV Surfing in Munich City Center: The Iconic Eisbach River Wave

Em seu último vídeo, o skimboarder e YouTuber Blair Conklin fez uma jornada especial para surfar e praticar skimboarding na mais icônica onda de água doce da Europa continental. Este rio, cujo nome em alemão significa ‘Riacho de Gelo’, percorre 1,2 milhas pelo Englischer Garten, um famoso parque público em Munique.

Recentemente, em sua turnê pela Europa, Conklin fez questão de visitar o Eisbach. Em meio a uma plateia de surfistas locais e curiosos, ele demonstrou seu estilo inconfundível em diferentes pranchas de espuma e fibra de vidro. Porém, nem mesmo Conklin escapou dos desafios da rápida e implacável corrente.

Após uma queda que o lançou rio abaixo, ele só pôde dar de ombros e aceitar a situação. “Não sei o que aconteceu ali”, comentou com um sorriso irônico para a câmera. “Estamos descendo o rio. Isso é o que acontece quando você cai no Eisbach.”

A onda surgiu quase que do dia para a noite em 1972, após a cidade submergir blocos de concreto sob uma ponte para conter a forte correnteza do rio. Desde então, os surfistas alemães têm desfrutado desta maravilha artificial o ano todo, apesar de inicialmente a prática ser semi-clandestina devido à ilegalidade técnica de surfar ali.

Em 2010, contudo, Munique legalizou o surfe no Eisbach, transformando-o em um ponto de referência para surfistas urbanos. Como ressaltou Joachim Lorenz, secretário de Meio Ambiente de Munique, ao canal de TV Deutsche Welle, “isso contribui para a imagem da cidade. Somos uma cidade cosmopolita que ama esportes e estamos orgulhosos por ter o que é provavelmente o maior local de surfe urbano do mundo.”

Fonte Skid Kids 

Exit mobile version