O frio que espanta alguns surfistas das águas chilenas não é o mesmo que os atrai para o litoral sul catarinense. O inverno rigoroso da planície andina, as águas gélidas do Pacífico sul, e o vento cortante que sobe desde a Antártida, nesta época do ano, podem ser um convite ideal para correr do inverno chileno.
É o que faz uma família de surfistas chilena há dois anos. O foco principal dos de La Torre é ajudar seus filhos a evoluírem no surfe, se manterem juntos e unidos, dentro de um pequeno motorhome, aproveitando o litoral sul do país nesta época do ano, eles acampam em um camping na Barra da Lagoa, em Florianópolis. O espaço pequeno que tem para se locomoverem por aqui, dá lugar a um imenso ‘castelo’, quando se nota a felicidade de todos dentro desta aventura.
Se fizer uma enquete, oito em cada dez surfistas devem ter o mesmo sonho dos de La Torre, se não for ainda maior este número. A vida entre paredes de uma casa, seja de madeira ou tijolo, é bem diferente de uma casa feita de lata. Mas, poder morar algum tempo sobre quatro rodas, em outro país, correr atrás das melhores ondas e campeonatos, seja para onde for, e levar a “casa” junto, é algo que não tem preço.
Leon e Noel de La Torre: vitórias, treinamentos e aventura
Os filhos de Daniel e Alejandra de La Torre, Leon e Noel, visitam pelo segundo ano consecutivo Santa Catarina, atrás de aventura, competições, evolução e, principalmente, serem felizes. Não diferentemente do que sonham muitos surfistas, eles vivem este sonho. Em família, todos tem uma rotina para manter seu cantinho sempre bem organizado.
Mas, o objetivo principal dos dois moleques é ser campeões no esporte e, de seus pais, vê-los felizes na busca por isso. Uma autentica família surfe. Ao que parece, mesmo diante das adversidades que uma aventura assim pode proporcionar, o sorriso está sempre estampado em seus rostos.
Pelos eventos que já disputaram por aqui, estão no caminho certo. As vitórias ocorreram no Circuito Adriano de Souza, na primeira etapa do Circuito Imbitubense de Surf, no evento local na praia do Matadeiro, e mais recentemente, na épica e histórica segunda etapa do circuito local da praia da Joaquina, em ondas de mais de 3 metros. Leon e Noel vão se revezando entre as vitórias, quando não vencem juntos. As vitórias são sempre repartidas entre toda a família.
Às margens da BR-101: o reencontro surpresa e a entrevista
A participação e os resultados dos dois atletas na primeira etapa do Imbitubense de Surf, no mês de junho passado, na praia da Vila, em Imbituba, não passaram desapercebidos, em registro sobre o evento publicado aqui no Waves. O nome dos dois já vinha aparecendo na mídia dos campeonatos há algum tempo.
O que não foi programado foi o reencontro em um restaurante às margens da BR-101, em Imbituba, semanas após ao evento em Imbituba. Na mesa de trás, uma família, recém desembarcada de um pequeno motorhome. Em espanhol, falavam da comida e do excesso de ondas naquele dia, que faziam todas as praias que visitaram estarem com as séries fechando completamente.
Me apresentei e perguntei se não eram os de La Torre. Após resposta positiva, convidei-os para uma entrevista, e me ofereci a leva-los ao único lugar que poderia estar quebrando boas ondas naquele dia de vento sul moderado. A praia da Ribanceira, em Imbituba, foi o destino final daquele encontro. Energizados e maravilhados com as ótimas ondas que quebravam, correram para água para se divertirem.
Para acompanhar a rotina dos atleta, siga os perfis @leondelatorresurf e @noeldelatorresurf no Instagram.