Que a Costa Rica está na lista de desejo da maior parte dos surfistas ao redor do planeta, não é novidade para ninguém. E há algum tempo este país estava permeando o meu imaginário.
Mesmo sabendo que o mês de agosto pode ser chuvoso na América Central, certamente para um surfista do Rio Grande do Sul é o mês ideal na busca de boas ondas. O objetivo é fugir das águas congelantes e do vento minuano que deixa as temperaturas bastante baixas no estado.
O inverno no Sul muitas vezes nos obriga a usar wetsuit, botas e nos piores dias luvas e gorro. Entrar no mar usando apenas bermuda nesta época do ano é um grande sonho. Além disso, conciliar a viagem com as férias da minha namorada fez com que a experiência fosse ainda mais completa.
Com um carro alugado no aeroporto, partimos no real espírito “the search” nas auto estradas impecáveis da Costa Rica.
Para aqueles que sonham com uma trip de surfe onde o companheiro (a) também irá curtir, o país é um verdadeiro paraíso: natureza exuberante, coqueiros para todos os lados, água morna e sol todos os dias. Apesar da desvalorização do real, os preços são bastante justos (com exceção dos souvenirs).
Do tamanho do estado do Sergipe, a Costa Rica tem a maior biodiversidade do planeta quando é levado em consideração o seu tamanho. Florestas, animais selvagens, cachoeiras, paisagens de tirar o fôlego de uma natureza muito preservada, além da possibilidade de ir do oceano Pacífico ao mar do Caribe em apenas algumas horas.
Com beach breaks de muita qualidade, alguns reef e point breaks, o país oferece um vasto cardápio de ondas para todos os gostos. Na maré certa, você pode encontrar muitos tubos ou até mesmo pegar ondas longas de cansar as pernas com um detalhe que chama a atenção: crowd bastante ameno.
Não é difícil chegar a um pico para fazer aquele check matinal e encontrar um line-up simplesmente perfeito e vazio ou pegar altas ondas durante um dia inteiro com apenas alguns outros felizardos.
Com todas estas qualidades, não é difícil entender o porquê da grande oferta de trips para a Costa Rica nas agências de turismo.
Com certeza foi uma das trips mais incríveis, tanto para mim, como para a minha namorada. Ao sentir a vibe do local e viver dias de sonho, entendemos perfeitamente o real significado do símbolo do país: Pura Vida.