A ondas de Mundaka por muito tempo foi guardada como um tesouro europeu ao qual poucos privilegiados tinham acesso. Contudo, em 22 de setembro de 2006, a lendária esquerda entraria de vez para o mainstream do surfe mundial.
Na referida data, o epicentro do mundo do surfe estava em foco em Hossegor, durante a primeira etapa europeia do Campeonato Mundial, então WCT. As condições desfavoráveis na estrutura principal levaram os organizadores a suspender a competição. Todos os olhares então se voltaram para Mundaka, sede da segunda etapa do CT, o Billabong Pro Mundaka, onde uma memorável sessão de freesurf estava prestes a acontecer.
Kelly Slater, Andy e Bruce Irons, Mick Fanning, Joel Parkinson faziam parte do primeiro time do surfe mundial que dividiram o line-up basco com surfistas locais como Eneko e Kepa Acero, além de Aritz Aranburu, que chegou a integrar a elite do surfe mundial.
Produzido pela OXBOW e sob a direção de Jon Aspuru, a partir de uma concepção original de Greg Rabejac, o filme ‘Mundaka, o dia lendário’ narra a história dessa sessão mágica que ficará gravada para sempre na história do surfe europeu.
A marca francesa Oxbow elaborou uma turnê que levará a exibição do filme a seis locais no País Basco, começando em Mundaka, com a participação de Kepa Acero, Jon Aspuru e Greg Rabejac.
O filme não tem previsão de exibição no Brasil. Para quem estiver na Europa, segue o calendário:
5 de outubro 2023 – Mundaka.
Casino.
13 de outubro2023 – Somo.
La Casa del Surf.
20 de outubro 2023 – Donosti.
Surfing Exea.
27 de outubro – Getxo.
Fangaloka,
30 outubro a 5 de novembro – Laredo.
El Fantástico.