Depois de passar pelos principais picos de surfe da região central lusitana, a expedição “Caminhos de Portugal” seguiu em direção ao extremo sul da costa do País.
Na última sexta-feira (2/10), depois de um café da manhã pra lá de reforçado no aconchegante hotel fazenda Herdade da Matinha, um hotel nos moldes de casa de família na Costa Alentejana. O lugar é rodeado pela mata mediterrânea, com cavalos pastando ao redor, pássaros e plantas por todos os lados, além de contar com escolas de surfe por perto, aulas de yoga e opções para pescaria.
Depois de recarregar as energias em Cercais, logo partimos rumos ao sudoeste do Alentejo, onde fomos visitar alguns picos da Costa Vicentina.
A região é muito pacata, ideal para quem procura tranquilidade e curte turismo ecológico em família, além de bons vinhos.
A primeira parada foi na praia de São Torpes, uma extensa praia com um molhe de pedras ao lado direito. Além de diversas indústrias por perto, o pico conta com o visual do porto de Sines ao fundo. Foi o primeiro grande porto artificial de Portugal.
Na sequência, fomos até o Porto Côvo, um beach break com boas ondas e cercado de rochas.
De lá, seguimos para a praia dos Aivados, pico com uma beleza selvagem e bem preservado. A praia costuma ser frequentada por amantes da natureza, pescadores e esportistas náuticos. Acessível por uma longa estrada de terra.
Ainda no Alentejo, paramos na praia do Malhão. Além de uma enorme área para estacionar, o visitante encontra diversos decks de madeira para apreciar o visual do pico. No outside, boas ondas de meio metro quebravam pela extensa praia, mas a formação era prejudicada pelo vento.
Seguindo em direção ao Algarve, conhecemos a Zambujeira do Mar, uma das cidades mais atraentes da região. Conhecida por sediar o maior festival de música do País, a Zambujeira é um lugar acolhedor para todos os tipos de viajantes.
O pico quebrava com boas ondas durante a sexta-feira, principalmente nas direitas.
Por fim, fizemos um pit stop na praia da Arrifana, em Alzejur, também na Costa Vicentina, conhecida por oferecer uma das mais belas vistas panorâmicas da região. Enquanto boas ondas quebravam na baía, um pôr do sol espetacular fechava o dia com chave de ouro.
Neste fim de semana, a expedição “Caminhos de Portugal” chega ao fim, desta vez no extremo sul do País. Fiquem ligados!
Clique aqui para conhecer os surf points de Portugal