
Um dos principais nomes no surfe de ondas gigantes, o brasileiro Gabriel Sampaio, encerrou mais uma temporada intensa em Nazaré, Portugal. O pernambucano, que há dez anos se dedica ao desafio de surfar algumas das maiores ondas do mundo, passou os últimos quatro meses enfrentando condições extremas e buscando evolução no cenário internacional.
“Foi uma temporada muito intensa, com condições extremas e muitos desafios. Nazaré nunca é fácil, mas dessa vez, além das grandes ondulações, enfrentamos ventos e tempestades que tornaram tudo ainda mais complicado. Apesar disso, saio satisfeito com o que aprendi e vivi nesses meses”, avalia Gabriel.
Entre outubro e fevereiro, Nazaré se torna o epicentro do surfe de ondas gigantes. A formação única do Canhão de Nazaré, aliada às tempestades que ocorrem no Atlântico Norte, cria condições ideais, tornando o local um dos mais constantes e extremos para o esporte. Experiente na região, Gabriel Sampaio enfrentou um dos invernos mais desafiadores de sua carreira, com destaque para a tempestade Hermínia, que trouxe ventos de até 180 km/h.
Apesar dos desafios, o atleta brasileiro conquistou um feito notável ao surfar a maior onda registrada no Hemisfério Norte neste inverno, reforçando sua posição entre os principais big riders do mundo. Agora, ele segue focado em seu próximo grande objetivo: disputar uma etapa da WSL (World Surf League) de ondas grandes, consolidando ainda mais sua trajetória no esporte.
“Meu grande objetivo é disputar uma etapa da WSL de ondas grandes. Tenho trabalhado muito para isso e acredito que estou cada vez mais próximo. Competir nesse nível seria a realização de um sonho e uma grande oportunidade para mostrar o que venho praticando nas últimas temporadas”, afirma.
De volta ao Brasil, Gabriel Sampaio agora aproveita um período de descanso antes de iniciar a preparação para os próximos desafios. Além de recarregar as energias, ele também compartilhará sua experiência em Nazaré ministrando uma palestra em parceria com o seu patrocinador, Global Med, abordando os desafios do surfe de ondas gigantes e a importância do equilíbrio mental no esporte. Já de olho na próxima temporada, o surfista segue planejando novos projetos e treinamentos, sempre em busca da evolução e da tão sonhada onda perfeita.