(acima primeiro dia do swell)
No cenário selvagem da Ilha da Madeira, alguns dos maiores nomes do surfe de ondas grandes mundial desafiaram as bombas que quebraram no pico Jardim do Mar durante dois dias consecutivos.
Entre os big riders Grant Twiggy Baker, João Maria Mendonça, Nic Von Rupp, Ned Hart, Pepe Gomez, Torrey Meister, Vasco Monica, Miguel Blanco, entre outros que botaram pra baixo em direitas azuis e grandes da remota ilha no Oceano Atlântico.
O swell na chamada *Macaronesia, região que abrange alguns arquipélagos no Atlântico Norte, próximo à Europa e da África, começou a bombar em 4 de novembro, gerando ondas que atingiram cerca de 2,5 metros, com séries maiores. Já no segundo dia o mar cresceu bastante e as bombas na ilha portuguesa alcançaram 8 metros de altura.
(acima segundo dia do swell)
*A região biogeográfica macaronésica é uma região biogeográfica europeia. Macaronésia é um nome moderno para designar os vários grupos de ilhas (ou arquipélagos) no Atlântico Norte, perto da Europa e da África. Enquanto região biogeográfica, a Macaronésia tem várias características próprias em termos de espécies endémicas e nativas de animais e plantas terrestres e marinhas.
Fonte Johannes Ertel