A Câmara Municipal de Nazaré, em Portugal, anunciou no último sábado (27) que a prática do surfe voltou a ser liberada no local. A Praia do Norte estava interditada desde novembro de 2020 para impedir a disseminação de uma nova onda de Covid-19.
Em comunicado, o município informa que a liberação não isenta os praticantes do cumprimento das determinações governamentais de segurança e demais legislações em vigor, assim como dos regulamentos da Federação Portuguesa de Surf. Os surfistas deverão praticar o esporte individualmente, sem gerar aglomerações na água.
“Nazaré tem conseguido baixar consideravelmente o número de novos casos de infectados pela Covid-19. Uma situação, felizmente, muito diferente daquela verificada há apenas quatro semanas, em que foram vividos tempos difíceis com um número elevado de casos”, diz o texto divulgado no despacho.
A decisão segue uma tendência de afrouxamento das restrições para os surfistas em Portugal. Em 19 de fevereiro, a Câmara Municipal de Oeiras, em Lisboa, anunciou a mesma medida. Uma semana depois, o Município de Cascais seguiu o exemplo.