Aconteceu no dia primeiro de maio o Responda Tube Rider, competição realizada pelo Instituto Rexponsa e pela Surf Stone House que reuniu surfistas de pranchinha, pranchão, bodyboard, bodysurf e handsurf na pesada onda da laje de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro.
A ideia foi integrar as modalidades num desafio onde o tubo era o caminho para a vitória. O conceito surgiu em Garopaba (SC) e a competição piloto aconteceu na mesma praia de Ipanema (RJ), porém no beach break, no ano de 2019. Com o sucesso surgiu o interesse de realizar um novo evento, porém em um pico desafiador.
A organização do evento convidou diversos atletas para a competição, além de locais do pico. As baterias foram divididas por modalidade e tiveram duração de 20 minutos, cada. Esse formato foi debatido entre os atletas, parceiros, apoiadores e amigos.
O bodyboarder casca grossa Eric Poseidon foi o responsável por monirar as ondulações, e a decisão pelo dia de disputas foi tomada em conjuntos com os participantes.
Gabriel Sodré e Tiago Arraes sugeriram como seriam feitas as premiações, e ficou decido que pela melhor performance (melhor onda), pior vaca e melhor foto. E Eric frisou deveria acontecer uma votação interna para premiar os melhores.
Após várias bombas surfas, os vencedores foram conhecidos:
Surf Masculino – Pedro Amorim
Surf Feminino – Michaela Fregonese
Longboard Feminino – Cris Pires
Bodyboard Masculino – Alexandre Cruz
Bodyboard Feminino – Paola Simão
Bodysurf Masculino – Yuri Gomes
Handsurf Masculino – Mateus França