Quando se trata de surfe na África, muitas pessoas imediatamente pensam nas famosas direitas de Jeffreys Bay, ou mesmo na quilométrica esquerda de Skeleton Bay. No entanto, como é evidenciado pelo recente filme Chasing The Unicorn – A Mozambican Surf Story, lançado pelos exploradores do surfe na região Will Bendix e Alan van Gysen, há muito mais a descobrir ao longo da costa africana.
O filme se concentra em Moçambique, país banhado pelo oceano Índico, apresentando a rica cultura do surfe no país e explorando algumas das ondas world class que ainda não foram amplamente conhecidas e mapeadas. A história do surfe em Moçambique após a guerra cívil é traçada enquanto os produtores buscam uma onda lendária, que quebra em um banco de areia na região.
Durante a jornada, os espectadores conhecem Sung Min Cho e Julia Fernando, os principais surfistas do país, e são imersos na cultura em expansão do surfe em Moçambique que emergiu após três décadas de conflito armado.
Sobre a produção diz o diretor: “O filme é uma homenagem à aventura tradicional e à ascensão de uma jovem nação do surfe, capturando a essência da busca pelas ondas perfeitas e desconhecidas”.
Uma parte significativa da experiência do filme é a trilha sonora repleta de afrobeat, um ritmo lançado ao mundo por Fela Kuti. Essa escolha musical agrega ainda mais à atmosfera da produção, conectando-se à essência da cultura africana e ressaltando a autenticidade e a riqueza da história do surfe em Moçambique.
Para nós brasileiros, vale lembrar que o idioma falado por aquelas bandas é o português, mais uma motivo para uma possível surf trip.
Os produtores definem o filme como “uma homenagem à aventura tradicional e a uma jovem nação do surfe em ascensão”. Aumente o som, aperte o play!
Confira mais no canal NowNow Tv.