Olimpíadas de Paris 2024

Sistema de qualificação divulgado

ISA divulga sistema de qualificação para o surfe nas Olimpíadas de Paris 2024. Países poderão ter até três surfistas na equipe.

0
Surf Olímpico será realizado em Teahupoo, Taiti, durante as Olimpíadas da França.

A International Surfing Association (ISA) junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou o Sistema de Qualificação (QS) aprovado para as competições de surfe olímpico em Paris 2024, que acontecerá em Teahupoo, Taiti.

O QS Olímpico se baseia no sistema anterior usado para Tóquio 2020, garantindo a participação dos melhores surfistas profissionais, além de promover oportunidades para atletas de todo o mundo nos Jogos.

Embora a cota de dois surfistas por gênero por país permaneça em vigor, duas exceções a essa regra foram introduzidas para os campeões de equipes ISA World Surfing Games 2022 e 2024. Esta exceção pode resultar em algumas equipes de ponta terem cota expandida para três (3) atletas.

Para ver o sistema completo de qualificação olímpica para o surfe em Paris 2024, clique aqui.

Os principais elementos do sistema de qualificação são os seguintes:

– 24 homens, 24 mulheres.

– Máximo de 2 surfistas por gênero por Comitê Olímpico Nacional. Haverá duas exceções a esse limite feitas para as equipes vencedoras, por gênero, nos ISA World Surfing Games (WSG) de 2022 e 2024, onde cada equipe qualificará uma vaga para seu país.

– As vagas de qualificação serão conquistadas individualmente, por nome, exceto para as vagas de Campeão Mundial da Equipe WSG de 2022 e 2024.

– De acordo com as diretrizes do COI, os eventos de qualificação foram determinados em ordem hierárquica de qualificação, conforme explicado abaixo; Se dois surfistas de um gênero se classificaram na primeira ordem hierárquica, esse país não poderá qualificar mais surfistas desse gênero por meio de eventos classificatórios inferiores na ordem hierárquica.

– Todos os surfistas selecionados por suas respectivas Federações Nacionais para suas equipes devem ter participado dos Jogos Mundiais de Surf da ISA de 2023 e 2024 para serem elegíveis para a qualificação olímpica. Os detalhes finais dos requisitos de elegibilidade ainda estão sendo analisados ​​pela ISA e pelo COI.

Italo foi campeão na estreia do surfe nos Jogos, no Japão.

A ordem hierárquica de qualificação será a seguinte:

1 Tour do Campeonato da World Surf League (WSL) 2023: Primeiros 10 homens elegíveis e 8 primeiras mulheres elegíveis.

2 ISA World Surfing Games 2023: 4 homens e 4 mulheres selecionados com base em seu continente. Surfista elegível com o melhor resultado de cada gênero da África, Ásia, Europa e Oceania.

3 Jogos Pan-Americanos de 2023: Primeiro homem elegível e primeira mulher elegível nas competições de surf.

4 ISA World Surfing Games 2024: Primeiros 5 homens elegíveis e 7 primeiras mulheres elegíveis.

5 Jogos Mundiais de Surf da ISA 2024: As equipes vencedoras, por gênero, qualificarão 1 lugar para seu respectivo país, independentemente do limite de cota de 2 por país.

6 Jogos Mundiais de Surf da ISA 2022: As equipes vencedoras, por gênero, qualificarão 1 lugar para seu respectivo país, independentemente do limite de cota de 2 por país.

7 Vaga da nação anfitriã: Uma vaga para homem e uma mulher será garantida para a nação anfitriã da França, a menos que já esteja preenchida pelas hierarquias acima. Caso os atletas da França se classifiquem regularmente, suas vagas serão realocadas para os surfistas qualificados com classificação mais alta dos Jogos Mundiais de Surf de 2024.

8 Universalidade: Pela primeira vez, um lugar por gênero será disponibilizado aos países elegíveis. Uma consideração especial será dada à natureza da onda em Teahupoo em termos de critérios de elegibilidade para esses locais. Caso não haja surfistas qualificados nesta categoria, essas vagas serão realocadas para os surfistas elegíveis mais bem classificados dos Jogos Mundiais de Surf de 2024. O processo completo e os critérios de seleção para esses lugares serão comunicados posteriormente pelo COI.

“Teahupoo será uma vitrine espetacular e mágica para nosso esporte nas Olimpíadas. O surfe foi um esporte muito popular nos Jogos de Tóquio 2020. O Surf Olímpico em 2024 certamente expandirá o sucesso de Tóquio. Estamos super empolgados em compartilhar esse caminho tangível para os surfistas alcançarem seus sonhos olímpicos”, disse o presidente da ISA, Fernando Aguerre.

“Fornecer às equipes vencedoras em nossos Jogos Mundiais de Surf em 2022 e 2024 a oportunidade de ganhar vagas adicionais, independentemente do limite de 2 por país, é uma inovação importante que motivará ainda mais as principais nações do surfe a ganhar o ISA Team World Champion Trophy”, declarou Aguerre.