Ubatuba

Conexão com tubo mágico

Fotógrafo Filipi Del Valle registra sessão tubular do tricampeão paulista Hizunomê Bettero em pico preservado de Ubatuba (SP). Hizu e Filipi falam com exclusividade ao Waves.

Ubatuba (SP), Litoral Norte.

Ubatuba (SP), Litoral Norte.

Depois de alguns meses longe do cenário do surfe de Ubatuba (SP), se dedicando a outros projetos, o fotógrafo aquático do Massaguaçu, de Caraguatatuba (SP), Filipi Del Valle estava entediado e percebia que as coisas não estavam fluindo. Cansado de ficar afastado e acompanhando o sul que estava entrando, ligou para um amigo e decidiu passar uma semana em Ubatuba. Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, Filipi escolheu o local de trabalho perfeito, onda tubular, esverdeada, mais cavadas e com uma certa força, um dos picos de Ubatuba protegido e valorizado pelos locais e fez uma sessão de tubos com o surfista profissional Hizunome Bettero. O surfista e o fotógrafo falam com exclusividade ao Waves sobre conexão com essa onda.

Filipi Del Valle é fotógrafo profissional, trabalha com surfe e fotografia aquática desde 2015, costuma atuar em São Sebastião e Ubatuba na maioria das vezes. Tem experiência profissional de 9 anos na fotografia aquática, além de algumas trips no currículo, Bali, Desert Point, Java, Fernando de Noronha.

“Vivo do surfe e gosto muito do que eu faço. Ubatuba pra mim é um celeiro de grandes surfistas e sempre que eu posso, tento ficar uns dias por lá para poder fazer portfolio e materiais alucinantes”, relata Filipi com exclusividade ao Waves.

Apesar de morar na cidade vizinha, fazer esse percurso todos os dias acaba ficando inviável. Além de por muitas das vezes não conseguir aproveitar o melhor momento do mar por estar sempre na estrada. Mas desta vez, Filipi achou que poderia valer a pena e decidiu arriscar.

Chegando em seu destino escolhido, Filipi se instalou rapidamente e desceu para a praia. Como imaginava, já não era mais o melhor momento do mar, mas tinha umas ondas ainda, então resolveu arriscar.

Pegou seu equipamento e começou a ir em direção ao pico, foi quando encontrou seu amigo, Hizunome Bettero, Surfista profissional, tri campeão paulista e local de Ubatuba, que estava quase indo embora.

Filipi e Hizu são amigos de longa data. Já fizeram vários materiais juntos em Ubatuba, no Bonete, entre outros lugares. O fotógrafo sabia que alguma coisa boa poderia rolar, mesmo naquelas condições. Pois Hizu é muito conectado com aquela onda.

No momento em que Hizu viu Filipi, se empolgou para fazer a segunda queda, já que era garantido que teria boas imagens de suas ondas.

O mar não estava clássico, em suas melhores condições e tinha muita correnteza, mas no momento em que Filipi estava se posicionando, vem Hizu em sua primeira onda.

“Vejo ele remando por traz de um triângulo fazendo o drop na ponta dos cascos, já dentro do tubo, andou, andou, andou e passou por mim. Achei que ele tinha caído, mas saiu no dogdoor e voltou com o sorriso na cara”, conta o fotógrafo.

Pouco tempo depois, Filipi já estava melhor posicionado e vê um balanço chegando, Hizu já estava remado para baixo e dessa vez, o fotógrafo conseguiu pegar a distância que queria, conectado dentro do tubo junto com ele.

Hizu comenta sobre sua história com esse pico protegido de Ubatuba e fala sobre a sessão com o fotógrafo Filipi Del Valle.

“Tenho uma conexão muito boa com essa onda, surfo lá desde pequeno. Uma das ondas que eu achava mais difícil de surfar no início. Me dediquei muito para poder surfar a vontade nessa onda. Ante ontem cheguei lá, estava analisando o mar, esperando aquele momento especial e de repente chega o Filipi com câmera na mão. Foi tudo conectado, peguei dois tubos irados. Pra mim é uma das melhores ondas de Ubatuba, talvez a que eu tenha mais afinidade”.

Filipi conta que saiu do mar depois da sessão com a sensação de dever cumprido e que para ele, Ubatuba com certeza é um lugar que respira surfe.

Exit mobile version