No coração de Robertsport, um pequeno vilarejo à beira-mar na costa do Libéria, nação marcada por décadas de guerra civil, algo extraordinário vem acontecendo.
Entre ondas e pranchas improvisadas, um grupo de jovens surfistas locais luta para transformar a realidade de sua comunidade através do esporte.
Cinco anos após o lançamento do impactante documentário Water Get No Enemy*, o surfista e cineasta francês Arthur Bourbon retorna ao país para reencontrar velhos amigos e registrar o impacto que o surfe causou naquele canto esquecido da África Ocidental.
Mais do que um reencontro, Retour à Robertsport é um testemunho emocionante sobre resiliência, esperança e transformação. Através da criação de um clube de surfe, os moradores não apenas descobriram um novo propósito, mas também passaram a inspirar outros vilarejos costeiros ao longo do continente.
Com imagens poderosas captadas por Pierre Fréchou e montagem de Alex Heitler, o filme mergulha fundo na realidade do pós-guerra, mostrando como o mar — antes visto apenas como fonte de sustento — se tornou um símbolo de liberdade e renovação.
“Voltar à Libéria foi como voltar no tempo e ao mesmo tempo ver o futuro. Eles não esperaram ajuda, criaram o próprio caminho com as ferramentas que tinham. E o surfe foi o ponto de partida”, diz Arthur Bourbon.
Fonte Hand Studio