A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou no último sábado (16) o Espaço do Surfe, no Parque Garota de Ipanema, Arpoador. A estrutura tem cerca de 150 metros quadrados e 15 boxes destinados para guardar pranchas e materiais utilizados pelos surfistas que participam dos projetos sociais que acontecem diariamente na Praia do Arpoador.
Um dos projetos sociais desenvolvidos no pico é o Favela Surfe Club, que ensina a modalidade para crianças de comunidades da Zona Sul. O Espaço do Surfe fica próximo do local onde as aulas são praticadas, o que facilita toda a logística.
“Esse espaço só trouxe benefícios, basta ver as condições precárias que existiam antes. Agora é só manter o espaço e garantir que isso vai trazer bons frutos para o nosso projeto”, diz Henrique Viana, de 29 anos, um dos surfistas que dá aula no projeto Favela Surfe Club.
O prefeito da cidade esteve no local e comentou sobre a importância do surfe para o Rio. “Não existe nada mais carioca do que o surfe. A imagem da cidade tem muito essa coisa do esporte, que é muito a cara do Rio de Janeiro. Além disso, a indústria do surfwear é uma atividade econômica importante para a cidade. O Arpoador é um lugar especial e esse espaço aqui resolve um problema para os surfistas, além de gerar um impacto social grande”, afirma o prefeito Eduardo Paes.
“Essa era uma demanda antiga, os surfistas são um patrimônio não só aqui do Arpoador, mas da cidade toda. O que a gente fez foi valorizar o trabalho deles, que fazem um projeto social e ajudam muito o desenvolvimento de crianças de comunidades carentes. Estamos dando dignidade para que eles possam continuar esse serviço voluntário, que tem um ganho enorme para a sociedade”, destaca o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.,
Fonte Eu, Rio