Rolou no último sábado (19), em Nazaré, Portugal, a cerimônia de premiação do Surfer Big Wave Challenge 2024, conhecido como o Oscar do Surfe de Ondas Grandes. Os brasileiros Lucas Chumbo e Michelle Des Bouillons levaram a categoria Maior Onda do Ano, com suas ondas surfadas em Nazaré e fotógrafo Fred Pompermayer, ganhou prêmio especial de Contribuição Para o Esporte.
Após um intenso inverno do El Niño de 2023/24, as inscrições para a competição global de ondas gigantes ofereceram uma imagem clara de quão extrema e diversificada se tornou a busca por ondas gigantes. Segundo a revista Surfer, quando o planejamento para o Big Wave Challenge começou, não estava claro quem estaria presente na premiação.
Mas a comunidade compareceu. De Lucas Chumbo a Jojo Roper em San Diego, a Soli Bailey e Laura Enever fazendo viagem da Austrália (embora Laura tenha desfrutado de uma estadia prolongada no recente evento Swatch Nines em Waco, Texas, a caminho de Portugal), foi uma reunião da tribo no verdadeiro sentido. Até mesmo Nathan e Ivan Florence, que estavam no meio de uma caça a swells na Irlanda, fizeram uma pausa no Slab Tour para participar das festividades.
“Nazaré hoje é um pouco como o North Shore era na década de 70”, explica Bill Sharp, o cérebro por trás do Big Wave Challenge. “É uma comunidade pequena e tranquila, e os surfistas de ondas gigantes aparecem no início da temporada e simplesmente ficam por lá esperando pelas ondas.”
“Vamos ficar por aqui por um tempo depois dos prêmios e ver o que encontramos”, fala Nathan Florence.
O show começou com a francesa Justine Dupont entregando o prêmio de Paddle In Wave of the Year (Onda na Remada do Ano). Essas honras foram para Roper, pela queda em Maverick’s (EUA) no inverno passado, e Katie McConnell, por sua onda premiada na competição Thriller at Killers (Terror) do ano passado.
“O surfe de ondas gigantes é realmente sobre amor”, compartilha McConnell, que divide seu tempo entre caçar ondas, trabalhar como bióloga marinha e dar aulas de jardim de infância.
Depois disso, foi a vez de Nic Von Rupp entregou o prêmio de Biggest Wave (Maior Onda do Ano), algo com o qual ele está muito familiarizado como um frequentador regular de Nazaré. Os vencedores, Lucas Chumbo e Michelle Des Bouillons, pegaram suas ondas vencedoras em Nazaré.
“É um prazer imenso ter este evento novamente. É um sonho realizado para nós, da comunidade do Big Wave Challenge 2024. Precisávamos muito disso. E foi um ano muito especial para mim. Surfei uma das maiores ondas da minha vida e me senti incrível, gigantesco. Quando desci da onda, na verdade, quando o Ian Costanza me avisou sobre ela, eu sabia que seria gigante. Então, tentei manter minha linha o mais baixo possível. Consegui finalizar a descida, mas não consegui passar por toda a onda. Mesmo assim, me senti muito bem. Sonhei muito com aquele momento e foi quase tudo o que imaginei, só um pouco mais intenso. Foi um sonho, mas agora quero uma maior”, fala Chumbo.
As honras de Wipeout (Vaca do Ano) foram para Trevor Carlson por sua surra em Mavericks, enquanto o incansável e recém-casado Tucker Wooding venceu o Videographer of the Year (Cinegrafista do Ano). Dedicado e comprometido até o fim, o fotógrafo Fred Pompermayer também foi reconhecido por suas décadas atrás das lentes com um prêmio especial de Contribuição para o Esporte.
Um dos mais inspiradores da noite foi Steve Roberson, de 16 anos, vencendo o prêmio Young Gun. Concedido a uma estrela em ascensão na comunidade de ondas gigantes com menos de 18 anos, há alguns invernos Roberson está atrás da corda de reboque, mas o inverno passado em Jaws, Havaí, foi algo especial. Ele surfou facilmente as maiores ondas de sua vida e facilmente poderia ter superado Chumbo para as honras de Biggest Wave. Roberson tinha apenas 15 anos quando surfou a onda. Atualmente sem patrocínio, não há dúvida de que Roberson é uma grande parte do futuro do esporte.
A noite culminou com os prêmios Surfer of the Year (Surfista do Ano), entregues pela detentora de recorde mundial Maya Gabeira. A primeira foi Laura Enever, que continua sua marcha em direção à grandeza das ondas gigantes. Enquanto Gabeira detém o recorde mundial de maior onda já surfada por uma mulher, Enever detém o recorde de maior onda já remada por uma mulher. De acordo com a Surfer, ter duas detentoras de recorde mundial no palco juntas foi algo certamente especial.
Em seguida, Nathan Florence foi nomeado Surfer of the Year entre os homens. O surfe tem empolgado na Irlanda ultimamente, e com um novo swell na água no dia da premiação, ele teve que tomar uma decisão difícil – ficar e surfar ou colar na premiação. “Ficamos honrados que ele escolheu fazer a viagem a Nazaré para participar da festa”, diz a organização.
Vencedores do Big Wave Challenge 2024
Surfista do Ano Masculino
Nathan Florence (Haleiwa, Havaí)
Surfista do Ano Feminino
Laura Enever (Sydney, Austrália)
Melhor Desempenho Abaixo de 18 anos
Steve Roberson (Haiku, Havaí)
Sessão do Ano Masculino
Soli Bailey, Cloudbreak, Fiji, 7 de março de 2024
Vídeo: Tucker Wooding
Sessão do Ano Feminino
Bianca Valenti, Puerto Escondido, México, 8 de junho de 2024
Vídeo: Casalunalu
Maior Onda Masculino
Lucas Chianca (BRA), Nazaré, Portugal, 24 de fevereiro de 2024
Vídeo: Luis Pereira
Maior Onda Feminino
Michelle Des Bouillons (BRA), Nazaré, Portugal, 19 de novembro de 2023
Vídeo: Rennan Chaves
Melhor Onda na Remada Masculino
Jojo Roper, Maverick’s, Califórnia, 11 de março de 2024
Fotos: Fred Pompermayer
Melhor Onda na Remada Feminino
Katie McConnell, Todos Santos, México, 18 de fevereiro de 2024
Vídeo: Thriller at Killers
Foto: Sachi Cunningham
Vaca do Ano
Trevor Carlson, Maverick’s, Califórnia (EUA), 11 de março de 2024
Vídeo: Kyle Hulse
Cinegrafista do Ano
Tucker Wooding
Contribuição Para o Esporte
Fred Pompermayer (BRA)
Confira o vídeo completo da premiação no player acima. Assista mais vídeos no canal Surfer.
Fonte Surfer