Ver essa foto no Instagram
Abriu na última sexta-feira (26) a janela de espera para a primeira competição nacional confederada de surfe de ondas grandes da história, o CBSurf Big Wave Mormaii, que rola na Praia do Cardoso, Laguna (SC). A janela fica aberta até o dia 30 de novembro, e a competição pode acontecer a qualquer momento, dependendo das condições do mar, com a necessidade de grande ondulação e vento favorável.
Como será o evento – A janela de espera do evento foi aberta e dentro dela, quando aparecer uma grande ondulação nos gráficos de previsão, a organização do evento divulgará o Sinal Amarelo com 7 dias de antecedência, alertando a possibilidade de realização do evento.
Caso a ondulação se confirme adequada, com 4 dias de antecedência será dado o Sinal Verde, confirmando a realização da competição. Caso a ondulação não se confirme, será dado o Sinal Vermelho, voltando à espera por uma ondulação mais adequada.
O evento será realizado em um único dia, no auge da grande ondulação. No final do dia de competição será realizada uma Cerimônia de Premiação aberta ao público na Baiuka Pousada e Restaurante, com música ao vivo, imprensa e transmissão ao vivo.
Praia do Cardoso – A praia do Cardoso está localizada na comunidade do Farol de Santa Marta, pertencente ao município de Laguna, no litoral sul catarinense, que possui mais de 10 praias propícias para o big wave.
A praia do Cardoso atualmente é o principal palco competitivo das ondas grandes no Brasil. Por ser uma praia costeira, durante as competições atrai um grande público, que consegue assistir ao vivo os melhores atletas brasileiros enfrentando condições extremas do mar.
Tendo o seu recorte costeiro virado mais para sul, a praia recebe de frente as maiores e mais fortes ondulações. Os ventos mais adequados são do quadrante oeste e norte.
Conforme o Deputado Estadual Estêner Soratto comentou na coletiva de lançamento do evento, devido ao potencial do litoral sul catarinense, há planos de implantar na região uma rota de destino de turismo integrado baseado no surfe de ondas grandes, que receberá o nome de Rota do Big Surf.
Dois atletas de Laguna representarão o município na competição nacional: Raphael Becker, ex-atleta profissional, e Vitor Serafim, surfista local e pescador da comunidade do Farol de Santa Marta, que estará enfrentando uma importante competição pela segunda vez.
“É um prazer enorme representar Laguna nessa competição, surfar no Cardoso quando o mar sobe é algo que faço com muito amor, e estar convocado para um evento dessa magnitude me deixa muito honrado, fruto da minha dedicação ao pico”, diz Raphael Becker. “Desde moleque as ondas do Farol serviram de parâmetro pra evolução no surfe de onda grande, e hoje me sinto confiante e experiente pra encarar bem qualquer condição. Torcer para entrar um swell limpo e imenso logo, que vai ser show de surfe”.
Vitor Serafim se diz privilegiado com o convite. “Eu me sinto privilegiado por estar representando a Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta, por ser um atleta nativo da comunidade, e ter o reconhecimento pelo trabalho que venho desenvolvendo há alguns anos no big surf”, afirma.
“Hoje sou um dos principais nomes aqui da região da ilha como atleta de ondas grandes, e estou muito grato em ser reconhecido por este mérito e por poder ter o meu nome nesta lista da CBSurf, com os melhores atletas do Brasil e poder representar o Farol de Santa Marta e a associação de surf local”, fala Serafim. “Muito bom poder mostrar um pouco mais sobre o meu esporte, que eu tanto amo praticar, e ter uma oportunidade de atingir uma visibilidade maior como atleta, principalmente na modalidade de remada, que é a que eu mais pratico. Darei o meu melhor para estar representando Laguna, o Farol e a associação, contando com a torcida de todos, principalmente dos lagunenses, do pessoal da ilha”.
O evento, que conta com o patrocínio master do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), tem o apoio da Prefeitura Municipal de Laguna (SC).
Para Mario Bongiolo, ex-Secretário de Lazer e Turismo de Laguna, a realização do campeonato é um grande passo para o desenvolvimento do esporte na região. “A gente fica contente da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, poder estar apoiando o primeiro campeonato brasileiro confederado de surfe de ondas grandes da história, que coroará o primeiro campeão brasileiro de surfe de ondas grandes da CBSurf. Percebemos que este esporte está em pleno crescimento, não só no mundo, como também na nossa região, junto com a Laje da Jagua, e isso é um potencial turístico, não só para Laguna, como também para a região Encantos do Sul e para o estado de Santa Catarina. Ficamos muito feliz em poder fazer parte”, fala.
A Fesporte, por sua vez, reconhece a importância do evento para o desenvolvimento do esporte e da região, como afirma a Chefe de Gabinete Cel. Andréa Luiz. “Este evento traz o reconhecimento do Estado à necessidade de apoio pelo o que este esporte vai trazer, as questões positivas e todo o legado que ele vai deixar à população, que com certeza vai sobrepor à atividade na água, com reflexo no desenvolvimento da região, no desenvolvimento de atletas, até mesmo para as novas gerações, que vão se mobilizar e procurar se desenvolver para participar dos eventos. Para Fesporte é muito importante esta nova modalidade dentro dos nossos quadros”, destaca.
Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e Big waves Brasil (BWB).
Patrocínios Master: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte); Mormaii; e o apoio da Prefeitura Municipal de Laguna.
Patrocinio: Garopaba Surf House; BK Brands; NG86; Surfland; Mercado Camacho.
Copatrocínio: Index Krown; Freesurf; Nob; RP JUR Inteligência Jurídica; Satto Surf Co.
Apoiadores: Alaia Surf Shop; Big Rider House; Grud Comunicação Visual; TAC Telecom; Session Store; Suntech; Baiuka Pousada e Restaurante; Cardoso Surf Camping e Pousada; Restaurante Camarú; Posto Amizade; Kamuri Empreendimentos; Auto Posto Farol; Barbearia 1990; Nômade Farol; Waves.
Homologação: Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM); Federação Catarinense de Surf (Fecasuf); Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).
Veja mais