Surfer Big Wave Challenge

Bill Sharp retoma controle

Surfer Big Wave Challenge, modelo de competição idealizado por Bill Sharp, renasce após parceria com Surfer.

Fiji - 2023 - Frame video divulgação Surfer Big Wave Challenge 2024.

Fiji - 2023 - Frame video divulgação Surfer Big Wave Challenge 2024.

SURFER Big Wave Challenge 2024
Os campeonatos de ondas grandes são, em sua maioria, mais espetaculares que os chamados de alta performance. Não à toa pois para leigos principalmente as imagens, principalmente das vacas, são mais impressionantes do que qualquer aéreo.

 

Além disso, as ondas realmente grandes ondas são uma raridade, ao contrário de suas primas menores. Essa característica única torna a realização de competições voltadas para ondas grandes um desafio. Em 2016, a Woz planejou nove eventos para sua Big Wave Tour, mas apenas seis foram realizados. Nos anos seguintes, o número diminuiu para cinco e depois para três.

 

Atualmente, há apenas um campeonato na Big Wave ‘Tour’, os outros foram cancelados devido à imprevisibilidade dos sistemas de baixa pressão. Às vezes, as ondas grandes aparecem, outras vezes não, e os patrocinadores têm sua paciência testada.

 

Bil Sharp nos áureos tempos do XXL.

 

É por isso que os prêmios em vídeo são mais adequados para o big surf. Não é necessário que os organizadores viajem, eles podem permanecer onde estão e solicitar que os surfistas enviem seus vídeos online. O concurso é global, anual e bem-sucedido…pelo menos foi até 2023, quando, após duas décadas de apoio, a Woz retirou seu patrocínio dos Big Wave Awards.

 

Bill Sharp rapidamente assumiu o controle, ele foi o responsável pelo conceito desde o K2 Challenge até o Billabong Odyssey, e agora o Big Wave Challenge. A primeira edição ocorreu sem um patrocinador, mas agora é chamada de Surfer Big Wave Challenge, com a revista Surfer fornecendo financiamento e direitos de nome.

 

Lucas Chumbo desenha durante o Nazaré Tow Surfing Challenge 2022, Nazaré, Portugal.

 

A Surfer, que foi encerrada alguns anos atrás junto com todas as revistas de surfe impressas, ressurgiu como um portal online, liderado por Jake Howard e Dashiel Pearson.

 

Bill organizou uma parceria de longo prazo com os proprietários da Surfer Magazine para apoiar o Big Wave Challenge com grande suporte financeiro, incluindo uma plataforma online e de mídia social aprimorada, equipe em todos os departamentos para apoiar a missão e prêmios em dinheiro significativos – com mais por vir.

 

Para 2024, o Surfer Big Wave Challenge terá $150,000 em prêmios – o maior investimento no surfe em ondas grandes em anos. Bill planeja aumentar o valor do prêmio a cada ano, à medida que demonstram o valor do BWC e aumentam seu apoio.

 

Carlos Burle venceu o XXL em 2002.Reprodução.
Carlos Burle venceu o XXL em 2002.

 

“Nossa fé e dedicação à visão foram recompensadas”, diz Bill.

 

O período do concurso vai de 1º de agosto de 2023 até o final de julho, abrangendo as temporadas de swell do hemisfério norte e sul. Atualmente, estão sendo recebidas inscrições para:

 

Surfista do Ano – Homens e Mulheres
Onda do Ano – Homens e Mulheres, com prêmios em vídeo
Maior Onda Paddle – Homens e Mulheres, com prêmios em vídeo e foto
Maior Onda Tow – Homens e Mulheres, com prêmios em vídeo e foto
Pior Queda do Ano
Jovem Promessa (melhor talento com menos de 18 anos)
Videomaker do Ano

 

Fonte Swell Net

Exit mobile version