Ver essa foto no Instagram
O período de espera de 120 dias, de 14 de dezembro de 2024 a 13 de março de 2025, para o tradicional Rip Curl The Eddie Big Wave Invitational, que rola em Waimea Bay, Havaí, está oficialmente aberto. A confirmação foi dada no último domingo (15).
O evento foi fundado para comemorar o legado de Eddie Aikau. O ícone havaiano e waterman sacrificou sua vida buscando ajuda quando um tradicional navio polinésio, o Hōkūleʻa, naufragou em 1978. Eddie também foi o primeiro guarda-vidas de Waimea Bay, onde a competição é realizada, e é uma verdadeira lenda no mundo do surfe.
Nas últimas quatro décadas, o Eddie Aikau Invitational foi realizado apenas 10 vezes, com vencedores como Bruce Irons, John Florence, Kelly Slater e, mais recentemente, o salva-vidas local Luke Shepardson.
Ver essa foto no Instagram
A organização publicou informações sobre o funcionamento dos sinais para possível inicio da competição. Sinal Vermelho, período de espera para mais sete dias; Sinal Amarelo, possível inicio entre cinco e sete dias; e Sinal Verde para começar entre 48 horas e 72 horas.
Cerimônia de abertura conta com homenagem
Durante a cerimônia de abertura do The Eddie 2024-2025, o CEO da Polynesian Voyaging Society, Nainoa Thompson, foi convidado a apresentar o primeiro prêmio anual Kahiau em nome da Eddie Aikau Foundation.
O Prêmio Kahiau, que homenageia um indivíduo que incorpora os princípios de kahiau, ou generosidade extraordinária sem expectativa de retorno, foi concedido ao Guarda-vidas, waterman, membro da tripulação e capitão do Hōkūleʻa, Noland Keaulana, por sua coragem e sacrifício na busca durante toda a noite e recuperação bem-sucedida de um adolescente desaparecido no mar em outubro de 2024. Dê o play acima e confira todos detalhes.
Ver essa foto no Instagram
A tripulação da Hōkūleʻa fez uma breve pausa na viagem de Pae ʻĀina (viagem pelos arquipélogos) para colar na cerimônia de abertura do The Eddie. “Somos muito gratos à família Aikau por convidar o Hōkūleʻa. É um privilégio e uma honra fazer parte da cerimônia e homenagear um homem tão heróico que deu sua vida em sua busca para salvar o próximo. Que a família Aikau continuam a elevar o nome e o legado de Eddie, vivendo de acordo com seus valores”, diz a galera da Hōkūleʻa em sua página no Instagram.
Fontes Rip Curl, Hōkūle’a e The Eddie
Leia Mais