Ver essa foto no Instagram
Está aberto até o dia 13 de maio de 2025 o período de espera da 11ª edição do La Vaca Gigante, campeonato de ondas grandes realizado em Santander, na Cantábria, Espanha. O evento rola no dia em que as ondas atingirem alturas de 6, 7 ou até 8 metros, combinadas com as condições certas de vento e maré.
Quando o swell chegar, mídia, fãs, surfistas e equipe serão chamados à ação. Com apenas 48 horas de antecedência, uma contagem regressiva começa.
Os 24 surfistas convidados (12 locais e 12 internacionais) se enfrentam para surfar as maiores e mais poderosas ondas do dia. Eles também competirão por um prêmio em dinheiro de € 12 mil (cerca de R$ 75 mil). Segundo a organização, esta edição faz parte do recém-estabelecido tour internacional da Big Wave Alliance.
O vencedor garantirá uma vaga na grande final do tour, que coroará o campeão mundial de surfe de ondas grandes.
Os organizadores do evento estão focados em iniciativas além da própria competição. Ao longo do ano, e especialmente durante o torneio, eles promoverão ações em apoio à inclusão, igualdade e sustentabilidade. A La Vaca Gigante agora faz parte de uma plataforma global de 30 organizações que defendem eventos livres de plástico. Além disso, em colaboração com a Carbono Gestión, a competição visa avaliar e reduzir seu impacto ambiental, aumentando a sustentabilidade do campeonato.
A organização visa igualar ou superar os resultados da edição anterior: 10 mil espectadores ao vivo, 40 mil espectadores de streaming online e 20 milhões de impressões nas redes sociais, TV e imprensa.
O campeonato foi oficialmente apresentado no Eurostars Hotel Real em Santander na última quarta-feira (11). Liderada por Pedro García, presidente do Club ObsessionA2 de Santander, a apresentação contou com a participação de Beatriz Pellón, Conselheira de Esportes da Câmara Municipal de Santander; Francisco José Arias, Conselheiro de Turismo e Dinamização Social; Luis Martínez, Ministro Regional de Cultura, Turismo e Esportes do Governo da Cantábria; e Roberto Media, Ministro Regional de Desenvolvimento, Gestão Territorial e Meio Ambiente.
Durante a apresentação, foi destacada a importância da La Vaca Gigante como plataforma para promover Santander e Cantábria. “O campeonato terá uma essência ainda mais cantabra este ano, com o apoio de numerosos produtores locais enraizados em nossa terra e a promoção de nossas tradições, cultura e gastronomia”, enfatiza Pedro García.
O evento concluiu-se com imagens de edições anteriores e mensagens de Andrew Cotton, do brasileiro Vinicius dos Santos, da havaiana Shannon Marie Quirk, do cantabro Nano Riego (vencedor em 2023 e vice-campeão em 2024) e do diretor da Big Wave Alliance, Gary Linden. Os surfistas, que descrevem a La Vaca Gigante como a coisa mais próxima do famoso Jaws na Europa, expressaram sua empolgação por mais um evento.
Sobre La Vaca Gigante
La Vaca Gigante é uma competição de ondas grandes organizada pelo Club ObsessionA2 e apresentada pela Obsession Surf Santander. É apoiado pela Câmara Municipal de Santander através do Departamento de Turismo e Dinamização Social e do Instituto Municipal de Desporto, bem como pelo Governo da Cantábria através do Ministério Regional da Cultura, Turismo e Desporto, Cantabria Infinita e Año Jubilar Lebaniego 23-24; a Sociedade Regional de Cultura, Educação e Desporto; e o Ministério Regional de Desenvolvimento, Habitação, Ordenamento do Território e Ambiente.
O principal patrocinador do evento é a Somos Hijolusa, com patrocinadores locais Dysmetcant, Villa Miguela Hostel, Mimoondo, Grupo Seguser e Camarsa. O campeonato é geminado com El Buey Santos del Mar e faz parte do tour internacional da Big Wave Alliance.
O vídeo foi publicado no canal ObsessionA2