O brasileiro Lucas Chumbo e o havaiano Kai Lenny foram premiados nesta terça-feira (11) como a melhor equipe do Nazaré Tow Challenge, primeiro desafio de tow-in da história promovido pela WSL.
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Em um dia de fortes emoções na Praia do Norte, com ondas de até 15 metros e o grave acidente de Alex Botelho, o título ficou com o time Young Bulls, formado pela dupla de big riders da nova geração.
“Tivemos poucas oportunidades de treinar juntos, somente em algumas sessões”, comenta Chumbo. “Mas quando vejo as performances do Kai, acho que combina perfeitamente com meu estilo e o jeito que gosto de encarar as ondas grandes. Um instiga o outro, mas rola uma sintonia e um foco parecido”, completa o big rider brasileiro.
Já o prêmio de Comprometimento foi para a galera da segurança aquática de Nazaré, que inclui o brasileiro Alemão de Maresias. A equipe teve muito trabalho durante o dia e foi recompensada ao salvar a vida do big rider português Alex Botelho após uma vaca assustadora.
Depois de ser derrubado com o parceiro Hugo Vau do jet-ski, Alex Botelho acabou saindo inconsciente do mar e foi socorrido pelos salva-vidas, causando momentos de angústia no público presente ou que acompanhava a transmissão ao vivo pela internet.
A equipe de resgate realizou os procedimentos de primeiros socorros ainda na areia, conseguindo reanimar o big rider. Botelho foi rapidamente encaminhado a um hospital da região e está consciente e em estado estável, de acordo com a WSL.
Já o prêmio de Melhor Onda ficou com Kai Lenny, em uma bomba para a direita puxada por Chumbo. A francesa Justine Dupont, única da sua dupla a surfar, desbancou a brasileira Maya Gabeira com a Melhor Onda Feminina. Os resultados finais foram determinados por um painel de juízes liderado pelos próprios atletas.
Outros brasileiros que participaram da prova foram Rodrigo Koxa e Pedro Scooby, que formaram a dupla do Time Brasil.
O formato inédito do Nazaré Tow Surf Challenge contou com nove duplas – 17 homens e duas mulheres – em baterias rotativas e um sistema de prioridade que manteve cinco equipes na água o tempo todo. Cada equipe de tow-in competiu em três baterias de uma hora.
“Faz muito tempo que este evento estava sendo desenvolvido”, diz Bill Sharp, gerente geral do Big Wave Tour. “É fantástico experimentar um formato completamente diferente, essencialmente uma expression session de um dia sem se preocupar em avançar ou conseguir uma nota antes de um certo período de tempo. Tudo deu certo e hoje foi um dos melhores dias da história do surfe em ondas grandes”, completa Sharp.