O domingão marcou uma sessão pesada de tow-in em Nazaré, Portugal.
Dois dias depois de a praia do Norte inaugurar o Big Wave Tour, os bigs riders voltaram a domar as bombas do pico, desta vez com o auxílio do jet-ski.
Apesar de o swell não chegar com a intensidade esperada, a session teve muitos momentos adrenalizantes. O australiano Dylan Longbottom, veterano em ondas como Teahupoo, Shipstern Bluff e The Right, caiu em uma direita ao lado do forte de Nazaré e tomou três ondas gigantes na cabeça, indo parar perto das pedras. “Foi o pior cenário possível e o pior lugar para se estar. Foi mais pesada do que qualquer outra vaca que tive já levei em qualquer parte do mundo”, conta Dylan.
O shaper e free surfer foi resgatado pelo português Antonio Silva, mas sua prancha não teve a mesma sorte e foi esmagada pelas pedras. Agora, passará o resto dos seus dias no museu de surfe de ondas grandes situado no forte de Nazaré.
Quem também passou sufoco foi o alemão Sebastian Steudtner. Horas depois do perrengue de Dylan, Sebastian teve o rosto atingido pela própria prancha e foi levado de ambulância a um hospital para levar alguns pontos.
Mais tarde, o local João de Macedo, e o brasileiro Danilo Couto quase tiveram o jet-ski destruído quando foram forçados a direcioná-lo para a praia no fim da tarde.
As performances dos big riders também chamaram atenção em Nazaré. Destaque para um tubo de Andrew Cotton numa direita pesada e para uma série de esquerdas surfada por Lucas Chumbo perto do forte.