O saquaremense Lucas Chianca continua em grande forma. No último domingo (24), o atleta foi o grande campeão da Puerto Escondido Cup, competição de ondas grandes realizada em Zicatela, no México.
Em ondas maiores de 5 metros, Lucas superou estrelas locais e grandes nomes do big surf mundial para colecionar mais um título em ondas pesadas.
A final foi contra os mexicanos Jimel Corços (2º), Angelo Lozano (3º), Sasha Donnanno (4º) e Jafé Ramos (5º), além do norte-americano Jojo Roper (6º).
Foi a terceira vitória do surfista neste ano. Em fevereiro ele já havia vencido a etapa do Big Wave Tour em Nazaré, Portugal, e no mês de maio dominou as ondas da praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta (SC).
Isso sem contar o prêmio pela melhor performance recebido em abril no Big Wave Awards, o Oscar mundial do surfe de ondas grandes.
O evento de Puerto Escondido não faz mais parte do Big Wave Tour, mas foi comandado pelo experiente Gary Linden e reuniu nomes de prestígio como os californianos Rusty Long e Nic Lamb, o australiano Jamie Mitchell, dentre outros. Além de Lucas, o carioca Pedro Calado também participou da prova.
A prova também teve uma inédita divisão feminina em Puerto, com vitória da norte-americana Bianca Valenti. A brasileira Raquel Heckert terminou em quarto.
Tanto Lucas como Bianca receberam a mesma premiação em dinheiro pela vitória: US$ 7 mil.
Puerto Escondido Cup 2018
Resultados
Masculino
1 Lucas Chianca (BRA)
2 Jimel Corços (MEX)
3 Angelo Lozano (MEX)
4 Sasha Donnanno (MEX)
5 Jafé Ramos (MEX)
6 Jojo Roper (EUA)
Feminino
1 Bianca Valenti (EUA)
2 Isabelle Leonhardt (MEX)
3 Keala Kennelly (HAV)
4 Raquel Heckert (BRA)
5 Emily Erickson (EUA)
6 Polly Ralda (GUA)