A temporada 2022/2023 do World Surf League (WSL) Big Wave está aberta, com o período de espera indo até o dia 31 de março de 2023. Estão programados dois eventos, o Jaws Big Wave Challenge em Pe´ahi, na ilha de Maui, Havaí, e o Nazaré Tow Surfing Challenge na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.
Com a janela de espera aberta oficialmente no dia 15 de novembro, os melhores surfistas de ondas grandes do mundo, já ficam de prontidão para serem convocados a qualquer momento, para viajar para um dos dois eventos. Sete surfistas do Brasil estão entre os convidados para competir no WSL Big Wave 2022/2023, Lucas Chianca, Pedro Scooby, Rodrigo Koxa, Maya Gabeira, Michelle des Boulloins, Michaela Fregonese e Raquel Reckert.
A equipe de Circuitos e Competições da WSL, já está monitorando de perto os swells (ondulações) com as condições necessárias para rolar o Jaws Big Wave Challenge e o Nazaré Tow Surfing Challenge. Eles poderão acontecer quando as ondas atingirem um mínimo de 25 pés de altura. Outras condições, como vento e maré, também são avaliadas na decisão para realizar as competições.
Se um grande swell seguir em direção da ilha de Maui, ou de Nazaré, com boas condições climáticas, a equipe de Circuitos e Competições da WSL anunciará um “Big Wave Yellow Alert”, até 72 horas antes do dia potencial para rolar o evento. Se as condições das ondas e do tempo continuarem favoráveis, será emitido o “Big Wave Green Alert”, confirmando sinal verde para a competição. Os fãs, então, poderão se preparar para ver os surfistas ultrapassarem os limites nas ondas gigantes nas próximas 24 horas.
Nazaré e Pe´ahi, também conhecida por Jaws, são duas das ondas mais famosas e respeitadas na comunidade do Big Wave. Cada lugar é um campo de provas perfeito para as modalidades tow-in (auxílio do jet-ski) e paddle-in (surfe na remada), respectivamente, onde já foram registrados recordes mundiais para as maiores ondas já surfadas da história.
No Jaws Big Wave Challenge, os surfistas têm que usar a força dos braços nas remadas para entrar nas ondas do famoso pico de Pe´ahi, na ilha de Maui, no Havaí. Devido a sua potência e velocidade, Jaws é referência quando se trata de surfar ondas gigantes, sendo consideradas como uma das mais perfeitas do planeta para o Big Wave.
No Nazaré Tow Surfing Challenge, os surfistas têm o auxílio do jet-ski para dropar as ondas gigantes da Praia do Norte. Esta competição é disputada por duplas, com os dois tendo que mostrar habilidade para surfar e para pilotar o jet-ski da equipe. Nazaré possui uma das maiores ondas do mundo e é onde foram escritos os atuais recordes no Big Wave World Records.
Poucos homens e mulheres com muita coragem, dedicam suas vidas na busca por grandes ondulações para surfar em condições extremas. Eles ficam o ano inteiro treinando fisicamente e mentalmente, para estarem preparados para esses eventos de ondas gigantes. Este é o momento deles, de mostrar ao mundo suas capacidades de elevar ainda mais o nível do surfe em ondas grandes.
Formato do Jaws Big Wave Challenge – O Jaws Big Wave Challenge é uma competição individual, com os surfistas pegando as ondas na remada, sem auxílio do jet-ski. Na categoria masculina, 24 competidores são divididos em quatro baterias de seis surfistas na primeira fase. Os três que conseguirem as maiores pontuações, avançam para as semifinais e os três melhores de cada bateria vão disputar o título na grande final. A categoria feminina já começa com as 12 participantes nas semifinais e as três melhores em cada bateria avançam para a final.
A novidade é que pela primeira vez será utilizado o sistema de prioridade em Jaws, para indicar a sequência de quem escolherá a próxima onda para surfar. O sistema de prioridade foi muito requisitado pelos surfistas e será bom em Jaws, porque ficará mais organizado e aumenta a segurança dentro d´água nas condições extremas do mar. As baterias são geralmente de 45 minutos e os surfistas podem pegar quantas ondas quiserem, respeitando a prioridade, com cinco juízes dando notas em uma escala de 1 a 10. As duas melhores ondas de cada competidor são computadas no resultado e a maior nota tem sua pontuação dobrada.
Convidados do Jaws Big Wave Challenge
1 – Billy Kemper (HAV)
2 – Ian Walsh (HAV)
3 – Nathan Florence (HAV)
4 – Kai Lenny (HAV)
5 – Makua Rothman (HAV)
6 – Lucas Chianca (BRA)
7 – Russell Bierke (AUS)
8 – Nic von Rupp (PRT)
9 – Eli Olson (HAV)
10 – Torrey Meister (HAV)
11 – Koa Rothman (HAV)
12 – Nic Lamb (EUA)
13 – Grant Baker (AFR)
14 – Jamie Mitchell (AUS)
15 – Albee Layer (HAV)
16 – Tyler Larronde (HAV)
17 – Jojo Roper (EUA)
18 – Ty Simpson-Kane (HAV)
19 – Matt Bromley (AFR)
20 – Francisco Porcella (ITA)
21 – Trevor Carlson (HAV)
22- Tom Lowe (ING)
23 – Aaron Gold (HAV)
24 – Greg Long (EUA)
Categoria Feminina
1 – Paige Alms (HAV)
2 – Felicity Palmateer (AUS)
3 – Annie Reickert (HAV)
4 – Keala Kennelly (HAV)
5 – Emily Erickson (HAV)
6 – Michaela Fregonese (BRA)
7 – Bianca Valenti (EUA)
8 – Skylar Lickle (HAV)
9 – Justine Dupont (FRA)
10 – Raquel Heckert (BRA)
11 – Laura Enever (AUS)
12 – Izzy Gomez (COL)
Formato do Nazaré Tow Surfing Challenge – O Nazaré Tow Surfing Challenge é uma competição disputada por nove duplas e será realizada em um único dia. As equipes são divididas em três grupos com três duplas em cada. O evento terá um total de seis baterias de 40 minutos, duas em cada um dos três grupos, com cada equipe se alternando entre surfar e pilotar o jet-ski.
Depois de disputar as duas baterias, cada competidor vai computar as duas melhores ondas surfadas, com a maior nota tendo sua pontuação dobrada. A pontuação máxima individual de um surfista será de 30 pontos, pois cada onda é pontuada de 1 a 10. Os surfistas serão premiados em várias categorias no final do dia da competição.
Convidados do Nazaré Tow Surfing Challenge
Time 1: Lucas Chianca (BRA) e Kai Lenny (HAW)
Time 2: Nic Von Rupp (PRT) e Pedro Scooby (BRA)
Time 3: Andrew Cotton (ING) e Will Skudin (EUA)
Time 4: Rodrigo Koxa (BRA) e Kealii Mamala (HAV)
Time 5: João de Macedo (PRT) e Antônio Silva (PRT)
Time 6: Sebastian Steudtner (ALE) e Daniel Goldberg (EUA)
Time 7: Maya Gabeira (BRA) e Pierre Rollet (FRA)
Time 8: Michelle des Bouillons (BRA) e Ian Cosenza (PRT)
Time 9: Justine Dupont (FRA) e Éric Rebière (FRA)
Times Alternates
Rafael Tapia (CHL) e Jamie Mitchell (AUS)
António Laureano (PRT) e Pierrot Caley (FRA)
Axier Muniain (ING) e Francisco Porcella (ITA)