Nova Iorque

Koxa domina a Times Square

Recorde mundial de Rodrigo Koxa é celebrado na Times Square, em Nova Iorque (EUA).

Rodrigo Koxa ao lado do primeiro-ministro português António Costa.

O cenário não poderia ser mais adequado. A Times Square, em Nova York (EUA), ponto turístico mais visitado do mundo, foi o “palco” de uma grande ação promocional do Turismo de Portugal no mercado norte-americano, usando a imagem do brasileiro Rodrigo Koxa, na maior onda já surfada na história, em Nazaré.

Em um encontro badalado na última sexta-feira (15), com a presença do primeiro-ministro português António Costa e muitos jornalistas, o feito do surfista de Guarujá foi enaltecido num gigantesco telão de led, projetando o tamanho real da onda, sob muita comemoração e aplausos.

“Que incrível!”, vibrou Rodrigo Koxa, ao lado do primeiro ministro de Portugal ao ver o vídeo dele descendo a onda de 24,38 metros, ou 80 pés, apresentada num edifício que tem a mesma dimensão. “Nunca imaginei isso. Estou muito honrado pelo suporte do Turismo de Portugal em acolher esse feito e nos convidando a vir para cá. Falaram que foi a primeira vez que mostraram uma onda de recorde na Times Square”, comemora Koxa, que viajou acompanhado da esposa Aline Cacozzi.

Telão reproduz onda surfada pelo brasileiro em tamanho real.

Rodrigo não escondia a felicidade pelo momento que vive. “Estou me sentindo a pessoa mais realizada do mundo. Eu sempre quis surfar ondas gigantes, sempre quis ter reconhecimento, fazer algo significativo, mas não sonhava dessa forma. Agradeço muito a toda a minha equipe, que tem feito um trabalho maravilhoso e a galera de Portugal, por esse projeto. A onda saiu no mundo inteiro e agora estamos aqui na Times Square revivendo esse momento, ao lado do Garrett”, fala Koxa, que também esteve acompanhado do português Sergio Cosme, seu piloto na onda recordista.

O lançamento da campanha fez parte das comemorações do mês de Portugal nos Estados Unidos e também contou com o ministro da Economia português, Manuel Caldeira Cabral, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, do presidente da Câmara Municipal de Nazaré, Walter Chicharro, e do ex-recordista mundial, o norte-americano Garrett McNamara. O primeiro ministro fez um post em suas redes sociais ao lado de Koxa, enaltecendo a campanha.

Sem esconder a felicidade em um dos principais pontos turísticos do mundo.

A mítica praça nova-iorquina vai surfar digitalmente a maior onda do mundo durante os próximos 15 dias. Segundo Luís Araújo, a ideia é potenciar as excelentes condições naturais de Portugal para a prática do surfe e partilhar uma cultura que está, intrinsecamente, associada ao mar e a valores como a preservação da Natureza. “Desde a era dos Descobrimentos a esta nova geração de descobridores, agora encarnados em surfistas, profissionais e amadores”.

WSL Durante o lançamento da campanha, a World Surf League (WSL) anunciou a transferência da sua sede europeia da França para Portugal, concentrando em Lisboa as ações para todo o continente e também África e Oriente Médio. “É um reconhecimento das condições excepcionais de Portugal para a prática da modalidade e de como temos sabido desenvolver competências nesta área”, disse Luís Araújo.

A combinação de um clima temperado ao longo de todo o ano, com ondas regulares em toda a costa, estendendo-se por mais de 800 quilômetros, faz do surfe uma âncora de comunicação internacional de Portugal. “Além dos profissionais que integram a elite do surfe mundial e dos surfistas que praticam o esporte com regularidade, assiste-se cada vez mais a procura de experiências de surfe por pessoas que habitualmente não praticam, mas que se sentem atraídas pela prática e procuram experiências do esporte nos destinos de férias”, concluiu o presidente do Turismo de Portugal.

Comitiva portuguesa na Times Square.

Vale destacar que a onda de Rodrigo Koxa foi a vencedora do Big Wave Awards, da WSL este ano, e também foi legitimada no Guinness World Records, como a maior já surfada na história. O feito aconteceu no dia 8 de novembro do ano passado, em Nazaré e ficou famoso no mundo inteiro, com a notícia veiculada nos principais meios de comunicação do planeta, até mesmo em países sem a mínima relação com o surfe, como Hungria, Índia ou Hong Kong.

Rodrigo Koxa é patrocinado por Koxa Bomb e tem apoios de Travel Ace Assistance, Akiwas, Silver Surf, SPO, Delírio Natural, Tomihama Sushi e Flex Academia Guarujá.

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