Em um dia que já havia entrado para a história do surfe por conta de um swell de inverno poderoso, o norte-americano Alessandro Alo Slebir, de 23 anos, pode ter escrito seu nome nos livros dos recordes.
No final de dezembro de 2024, enquanto um forte temporal castigava a costa e danificava o píer de Santa Cruz, Slebir enfrentou o que pode ter sido a maior onda já surfada na história, em Mavericks, Califórnia (EUA), estimada em 108 pés (32,9 metros) de face, pela medição o portal norte-americano SFGATE.
“Realmente não importa o tamanho da onda para mim”, diz Slebir ao SFGATE. “Foi realmente a maior onda da minha vida e é tudo o que realmente me importa no momento”.
O recorde atual é do alemão Sebastian Steudtner, que surfou uma onda de 86 pés (26,2 metros) em Nazaré, Portugal.
A onda já é candidata ao Big Wave Challenge deste ano, segundo Bill Sharp, organizador do concurso. “A onda do Alo é notável. Uma das maiores ondas já vistas e capturadas em fotos e vídeos, e elas falam por si mesmas”, diz Sharp ao SFGATE. “Ainda vai exigir mais análise, mas acho que 100% na discussão para a maior já onda surfada”.
“Surfei e testemunhei algumas das maiores ondas da minha vida. Essa onda foi uma das muitas que se destacaram. Como sempre, agradeço a Lucas Padua não apenas por ser um ótimo parceiro de reboque, mas também por ser um ser humano incrível. Agradeço também a Drake Stanley e a Mavericks Rescue por nos vigiarem nesse dia tão especial”, diz Alo em post no Instagram.
Slebir surfou Mavericks pela primeira vez quando tinha apenas 14 anos e tem sido uma figura constante no pico nos últimos anos com seu parceiro Luca Padua. “Nunca vi ondas daquele tamanho na minha vida”, fala Slebir. “Isso não quer dizer muito porque eu só tenho 23 anos. Os veteranos sempre dizem: ‘Você verá outra’, mas aquele foi nosso Monte Everest. Você nunca sabe, pode acontecer na próxima semana ou não novamente em 30 anos”.
Ambos os surfistas têm conquistado cada vez mais reconhecimento por suas façanhas em Mavericks, com Slebir vencendo Performer of the Year no pico duas vezes e Padua treinando com o ícone do surfe de ondas grandes Laird Hamilton, embora nenhum dos surfistas tenha um patrocinador importante.
Slebir disse que ainda trabalha na construção civil no verão para poder tirar férias e pegar todas as ondulações em Mavericks que puder.
Em seu perfil oficial, o Mavericks Rescue exibiu uma métrica que mostra o tamanho da onda surfada por Alo. “Usando a mesma tecnologia de ponta desenvolvida pela engenharia da Porsche e pela equipe Steudtner sob a mesma medição, a onda surfada por Alo em Mavericks em 23/12/24 mede 108 pés (32,9 metros) em comparação aos 86 pés (26,2 metros) de Steudtner, o atual recorde mundial. Nas próximas semanas, confirmaremos a altura usando o mesmo método usado para medir em Nazaré.
A onda de Alo foi capturada do ângulo da água, tanto em vídeo por Blakeney Sanford e Jack Sandler quanto em imagem estática, o que se mostrou mais preciso do que o ângulo do penhasco, que comprovadamente adiciona pelo menos 10% à altura da onda. De qualquer forma, dada a margem de erro, o limite de cem pés de onda pode ter sido ultrapassado. E apropriadamente na onda mais pesada do mundo”, diz o post.
Dê o play acima e confira!
Assista mais vídeos no canal Bigwavechallenge.