No último dia 11 de março, o jornal britânico The Guardian publicou uma lista de cinquenta fotografias que redefiniram o esporte. Entre os vários momentos icônicos representados no artigo, encontra-se a onda que ficou conhecida como “The 100 foot wave”, surfada por Garrett McNamara na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, no dia 28 de Janeiro de 2013. O fotógrafo responsável por capturar este momento foi António Manuel de Sousa Vieira e Silva, mais conhecido como Tó Mané.
“Há debate sobre se a onda tinha de fato 100 pés”, explica o artigo, mas a reputação manteve-se e o momento mudou para sempre a trajetória do surfe de ondas grandes, redefinindo aquilo que era, e poderia vir a ser, possível alcançar.
O artigo do The Guardian dá conta da reputação de Nazaré como o “Everest do Oceano” e destaca que esta onda já foi palco de vários recordes de maior onda surfada ao longo dos anos – McNamara foi o primeiro a quebrá-lo, e hoje em dia ele pertence ao alemão Sebastien Steudtner, depois de pertencer ao brasileiro Rodrigo Koxa.
A fotografia de Tó Mané aparece lado a lado a diversas outras imagens de extrema relevância histórica, como a interação de Nelson Mandela e François Pienaar após o jogo que representou união e esperança para a África do Sul, a celebração de Serena Williams depois de sua vitória contra Maria Sharapova, ou a vitória do afro-americano Jesse Owens nos Jogos Olímpicos de 1936, na Alemanha durante o regime nazista.
Fonte Surf Total