O ano de 2017 gerou bons frutos ao bodyboarding catarinense. No final de novembro, a Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú (SC), recebeu o Troféu Brasil de Bodyboarding, evento que definiu os campeões brasileiros da modalidade. Havia dois anos que o Circuito Brasileiro não acontecia.
Neste evento, quatro atletas do estado ficaram entre os top-8 da categoria Profissional: Eder Luciano, Luis Villar e Fernando Gomes, entre os homens, e Raquel Friedrich entre as mulheres. Além disso, três finalistas da categoria Master foram de Santa Catarina: Douglas Junior (Dojule), Ronaldo Figueiredo e Marco Maciel.
Este ano foi marcado como o ano da reestruturação do bodyboarding brasileiro, com uma nova diretoria na Confederação Brasileira de Bodyboarding (Cbrasb), entidade responsável pelo esporte no Brasil.
Um movimento liderado por atletas da elite do esporte, sendo um deles o catarinense Eder Luciano, tricampeão mundial do ISA Games, tratou de dar o pontapé inicial desta reorganização, elegendo o catarinense Jarbas Soares como novo presidente da entidade.
“Assumi a presidência da Cbrasb com o intuito de aglutinar as forças do bodyboard nacional em torno do propósito comum, que é o crescimento do esporte. Juntamos todas as forças através de representantes das federações estaduais, e do conselho de atletas, liderados pelo Eder (Luciano),” diz Jarbas Soares.
Com a saída de Jarbas Soares da Federação Catarinense de Bodyboarding (Fecab), quem assumiu o comando da entidade foi o vice, Moacir Kienast.
Campeões definidos também no Circuito Catarinense
Com tantas situações organizacionais e responsabilidades assumidas pela nova diretoria, o Circuito Catarinense fechou com apenas uma etapa, realizada também na praia do Estalerinho, que consagrou Eder Luciano e Francis Aoto os campeões profissionais de 2017. Esse foi o nono título estadual de Eder.
O melhor atleta do estado é bodyboarder
Para encerrar o ano e completar a festa, Eder Luciano foi eleito o atleta do estado de Santa Catarina em 2017, em eleição realizada por votação do público para escolha dos finalistas e votação do campeão pelo conselho estadual do esporte.
O prêmio Guga Kuerten de excelência ao esporte teve mais de 10 mil votos computados, e mais de 100 atletas disputando as categorias. O bodyboarding catarinense ainda teve mais três representantes entre os finalistas de outras categoria.