Não foi na última quinta-feira (13) que o Itacoatiara Pro, etapa brasileira do Circuito Mundial de Bodyboarding, teve início. A organização fez uma chamada às 7 horas, mas as condições ainda não eram as melhores e mais um day off foi chamado.
“Como era previsto o swell não encostou como imaginávamos. A previsão aponta para uma ondulação de 1 metro para essa sexta-feira. Se isso se concretizar teremos condições de realizar pelo menos uma fase do round não eliminatório”, avalia Chico Garritano. “A boa notícia é que o swell previsto para terça e quarta da próxima semana está cada vez mais consistente e tudo indica que teremos um final de janela de competição em condições muito boas”, completa.
Aproveitando o day off, a organização do Itacoatiara Pro realizou uma ação socioambiental com crianças da rede municipal de ensino de Niterói. Vinte e cinco alunos da Escola Municipal Mar Alegre participaram da atividade com os atletas do circuito mundial em um dia de muita descontração e aprendizado.
“Fizemos uma ação social tradicional do Itacoatiara Pro e foi muito especial. No primeiro momento as crianças tiveram uma aula de biologia marinha e aprenderam um pouco sobre o ecossistema”, explica Luiz Carlos Gallo, Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Niterói.
Depois foi hora de aprender um pouco mais sobre os idiomas com atletas do circuito mundial falando em suas línguas nativas sobre a carreira e as viagens pelo Tour.
“Esse foi um momento bacana para as crianças verem a importância de aprender outros idiomas”, avalia Luiz Carlos Gallo. Ao final todos foram para a areia aprender os conceitos básicos do bodyboard e no final caíram na água, acompanhados dos principais atletas do mundo.
Uma nova chamada acontece nesta sexta-feira (14) para o possível início de competição.