A Praia do Japão, em Aquiraz (CE), foi palco da primeira etapa do Circuito Aquiraz de Bodyboarding 2025, realizada entre os dias 28 e 30 de março nas ondas da Barraca Em Tal Canto.
O evento contou com a participação de atletas renomados da cena do bodyboarding cearense em 12 diferentes categorias, incluindo Roberto Bruno, nove vezes campeão estadual e cinco vezes campeão brasileiro profissional, e Rafael Ramos, campeão brasileiro e cearense nas categorias Sub 18 e Open.
Além disso, os atuais campeões do circuito, Patrícia Setúbal e José Augusto, o Zé da Praia, marcaram presença para defender seus títulos em meio a novos nomes que também se destacaram pela alta performance nas excelentes ondas de 1 m que rolaram durante os três dias da competição.
Na principal Profissional Masculino, o grande campeão foi o atleta da Praia do Futuro, Diego Gomes. Conhecido pela alcunha de Ice Man, por conseguir manter a calma e o sangue frio mesmo diante de situações críticas, Diego enfrentou na final o amigo e parceiro de treinos Zacarias Nunes, com o qual travou um duelo muito equilibrado durante mais da metade da bateria. E mesmo com Zacarias assumindo a dianteira em mais de um momento, Diego lançou mão de suas manobras mais letais como os backflips e el rolos insanos (que inclusive renderam uma nota 10 ainda na Fase 2 da competição) para assumir a liderança da bateria mais importante do dia faltando cinco minutos para o término.
Liderança esta que ele não perderia mais até o último toque da sirene. Com o resultado Diego larga na frente da corrida pelo título do principal certame municipal nacional e Zacarias segue colado em seu calcanhar na vice-liderança. Empatados na terceira colocação ficaram Roberto Bruno e Rafael Ramos.
“Não estava fácil, porque a maré estava muito cheia. Mas consegui achar algumas ondas boas e combinar manobras para fazer notas boas. O Zacarias surfou muito bem durante o evento e nós somos muito amigos desde criança, somos da mesma Escolinha, trabalhamos juntos, então nos conhecemos muito. Isso torna a disputa mais difícil porque um sabe do potencial do outro. Mas dessa vez foi no detalhe e graças a Deus eu venci… Quero mandar um beijo para a minha esposa, pro meu filhão que está aqui, pra minha família e agradecer aos meus apoiadores”, declara o campeão Diego Gomes.
Na Profissional Feminino, a grande campeã foi a atleta da Praia do Futuro, Dalete Mousinho, que protagonizou mais um belo duelo com Bia Jesus para conquistar o lugar mais alto do pódio. Com o resultado, Dalete volta a vencer e um grande evento mostrando que ainda tem muita lenha pra queimar no ano de 2025. Empatadas na terceira colocação ficaram Jamille Ferreira e Patrícia Setúbal.
Na categoria Open Feminino, Cely Silva mostrou muita determinação e consistência ao longo das baterias, garantindo o lugar mais alto do pódio. Vale destacar que, com o resultado, Cely unifica a liderança dos rankings dos circuitos Aquiraz e Cearense, evidenciando a competitividade, o alto nível e a boa fase que vem atravessando. Na segunda colocação ficou Vida Andrade, com Vitória Castro (campeã da categoria no ano anterior) na terceira colocação e Paola Carvalho completando o pódio na quarta colocação.
Na Open Masculino, Kauan Silva brilhou nas ondas da Praia do Japão, superando adversários de peso e consolidando-se como uma promessa do bodyboarding cearense chegando a cravar uma nota 8.0 na grande Final. Na edição de 2024 do circuito, Kauan já havia demonstrado seu potencial ao vencer uma das etapas, deixando Rafael Ramos, atual campeão brasileiro da categoria, na segunda colocação. Agora, Kauan se coloca entre os melhores atletas do estado e prepara o caminho para a construção de uma carreira brilhante no esporte.
Entre os iniciantes, Pietro Enrico surpreendeu ao conquistar o título da categoria entre os homens em sua estreia em competições oficiais, demonstrando talento, determinação e estrela de campeão. Na segunda colocação ficou Arthur Duarte. Em terceiro, Arthur Pietro e na quarta colocação, Cauã Almeida.
Na categoria Iniciante Feminino o destaque ficou por conta da atuação de Liz Santos, que conseguiu encontrar as melhores ondas para superar Sabrina Martins, Sara Rocha e Milena Isolane, respectivamente segunda, terceira e quarta colocadas.
Entre os mais experientes o grande destaque ficou por conta das vitórias de Alberto Colares, o Betinho, nas categorias Grand Master e Grand Legend. Com as vitórias, Betinho chega à marca de 300 troféus conquistados e avisa que a meta agora é chegar ao troféu de número 400. Na Grand Master Cassote Santos, Frederico Tavares e Leonardo Almeida compuseram o pódio na segunda, terceira e quarta colocações respectivamente e na Grand Legend completaram o pódio Alex Pé-de-Frango em segundo, Gustavo Gracia em terceiro e Márcio Mota na quarta colocação.
“Estou muito feliz com mais essas conquistas. Eu já vinha perseguindo essa marca de 300 troféus há bastante tempo. E chegar a essa marca com dois primeiros lugares não poderia ter sido melhor. Sou muito grato à Deus e à minha família por me apoiarem sempre”, fala Betinho.
Na categoria Master o grande campeão foi Italo Pinheiro, mostrando muita versatilidade para superar Rogério Cardonha, em segundo, Luiz Sérgio em terceiro e Cassote Santos na quarta colocação.
E na Legend o grande campeão foi Marcelo Barbosa, com Carlos Wellington em segundo, Paulo Sérgio em terceiro e Eduardo Holanda na quarta colocação.
Na categoria PCD mais uma vez o destaque foi Tércio Cyclop que dominou a bateria do início ao fim, seguido por Rangeria Amorim na segunda colocação, Cristiana Andrade em terceiro lugar e Pedro Maciel na quarta colocação.
Finalizando as categorias em disputa o campeão da categoria Escolinha foi Gabriel Caetano. Vinícius Emanoel terminou em segundo, Josyan Alves em terceiro e Luiz Liverton em quarto.
Prefeitura de Aquiraz e FTrade Apresentam: Circuito Aquiraz de Bodyboard 2025 – 1ª Etapa, contou com patrocínio da Prefeitura de Aquiraz através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Aquiraz, FTrade, Zakaria Benzaama, Neto Muniz, Cláudio Geneses e Dr. Co-patrocínio: Pranchas Genesis, Giselle Vereadora, Ativo Contábil e Paula Castelo Natura e Avon. Apoio: The Street Tattoo, PolyCell, Ocean Side Bodyboard, Frigo Frango, Tijuca Alimentos, Cilindro, High Score, Off The Lip, Infolink Telecom, AERA-Associação de Esportes Radicais de Aquiraz, Barraca Em Tal Canto e Rapadura Storm. Sistema de Notas e Transmissão Ao Vivo: Surfbyte. Arte Visual: Atetude Design e Leo Almeida. Arbitragem: ACEABB. Homologação: FBCE. Realização: FBCE e IBESF.
Resultados
Profissional Masculino
1 Diego Gomes
2 Zacarias Nunes
3 Roberto Bruno
3 Rafael Ramos
Profissional Feminino
1 Dalete Mousinho
2 Bia Jesus
3 Jamille Ferreira
3 Patrícia Setúbal
Open Feminino
1 Cely Silva
2 Vida Andrade
3 Vitória Castro
4 Paola Carvalho
Open Masculino
1 Kauan Silva
2 Levi Brito
3 Isac Ferreira
4 Gabriel Maia
Iniciante Masculino
1 Pietro Enrico
2 Arthur Duarte
3 Arthur Pietro
4 Cauã Almeida
Iniciante Masculino
1 Liz Santos
2 Sabrina Martins
3 Sara Rocha
4 Milena Isolane
Master
1 Italo Pinheiro
2 Rogério Cardonha
3 Luiz Sérgio
4 Cassote Santos
Grand Master
1 Alberto Colares
2 Cassote Santos
3 Frederico Tavares
4 Leonardo Almeida
Legend
1 Marcelo Barbosa
2 Carlos Wellington
3 Paulo Sérgio
4 Eduardo Holanda
Grand Legend
1 Alberto Colares
2 Alex Pé-de-Frango
3 Gustavo Gracia
4 Márcio Mota
Escolinha
1 Gabriel Caetano
2 Vinícius Emanoel
3 Josyan Alves
4 Luiz Liverton
PCD
1 Tércio Cyclop
2 Rangeria Amorim
3 Cristiana Andrade
4 Pedro Maciel