Nos últimos dias 21 e 22 de dezembro a comunidade do bodyboarding cearense esteve reunida na Prainha, Aquiraz (CE). Os maiores atletas do estado fecharam o Circuito Aquiraz de Bodyboarding 2024. Na principal categoria da competição, a Profissional, destaque para as performances de José Augusto e Patrícia Setúbal, os grandes campeões das duas etapas.
José Augusto, mais conhecido como Zé da Praia, aproveitou todo o conhecimento do pico para conquistar a segunda vitória em dois eventos e se consolidar como o grande nome do evento entre os homens. Zé da Praia não teve vida fácil e na final enfrentou Zacarias Nunes, que vinha embalado pelas vitórias em todas as baterias que disputou. Com o resultado, Zacarias terminou o ano com o vice-campeonato do circuito. Na terceira colocação, somando dois terceiros lugares, ficou Gabriel Castro, completando os três primeiros do ranking final.
Entre as mulheres o grande destaque ficou por conta do desempenho de Patrícia Setúbal. Atual campeã cearense, Patrícia usou toda a sua experiência para chegar à final e superar Dalete Mousinho. Apesar da derrota, Dalete comemorou bastante o vice-campeonato da etapa. Com o resultado Rebecca Fontenele, que venceu a etapa de abertura, finalizou o ano como vice-líder do Circuito Aquiraz e Dalete encerrou o ano como terceira colocada no certame.
Entre os amadores, na Open, o grande destaque ficou por conta do show de Kauan Silva, que mostrou muita competência para superar o Rafael Ramos, atual campeão brasileiro da categoria. Na grande Final Kauan não se intimidou com o favoritismo de Rafael e soltou suas melhores manobras para conquistar o lugar mais alto do pódio da etapa, deixando Rafael em segundo, Samuel Oliveira em terceiro e Gabriel Lima em quarto lugar. Com o resultado Rafael Ramos, que havia vencido a etapa inaugural, terminou com o título do Circuito na principal categoria entre os amadores.
Na Open Feminino a grande campeã foi Vitória Castro, unificando os títulos da etapa e do circuito. Merina Seurat terminou em segundo, Carolina Madeira na terceira colocação e Cely Silva na quarta colocação.
Na categoria Master Italo Pinheiro foi mais um que unificou os títulos da etapa e do Circuito com uma vitória contundente sobre Philipe SIlva, Cassote Santos e Glauber Ribeiro, respectivamente segundo, terceiro e quarto colocados.
Na Grand Master o campeão foi Frederico Tavares, com Alberto Colares em segundo, Adriano Silveira-PE em terceiro e Cassote Santos na quarta colocação.
Entre os Legends o destaque foi Mario Farney, mais um atleta que soube aproveitar bem o conhecimento local para conquistar o lugar mais alto do pódio. Leonardo Almeida terminou em segundo, Alberto Colares em terceiro e Rafael Moraes na quarta colocação. Alberto Colares, o Betinho, foi o grande campeão do circuito.
Na Grand Legend o campeão foi Johnyson Weyne, com Eriko Vasconcelos em segundo, Leander Cunha em terceiro e Alex Pé-de-Frango na quarta colocação. Conquistando o título do Circuito tivemos o baiano Leander Cunha.
Na categoria mais aplaudida e reverenciada, a PCD, Tércio Cyclop faturou mais uma, com o rival Pedro Maciel terminando em segundo. Rangéria Amorim e Cristiane Andrade completaram o pódio na terceira e quarta colocações, respectivamente.
Na Iniciante, entre os homens, Herbert Fernandes foi o grande campeão, com Francisco Anderson em segundo, Arthur Duarte em terceiro e Neymar de Sousa terminando na quarta colocação da etapa e com o resultado conquistando o título do Circuito. Entre as mulheres a campeã foi Sabrina Santos, com Kailany Sousa na segunda colocação, Sophia Frota em terceiro e Sabrinna Martins em quarto lugar na etapa e campeã do Circuito.
Na categoria Escolinha Nadson Sales conquistou os títulos da etapa e do Circuito. Vinícius Emanoel foi o vice-campeão, Gabriel Caetano ficou em terceiro e João Marcos completou o pódio da última etapa na quarta colocação.
Segundo a organização, as categorias Grand Master e PCD terão seus campeões do Circuito definidos e anunciados em breve, em data a ser confirmada e divulgada pela FBCE.
Resultados
Profissional Masculino
1 José Augusto
2 Zacarias Nunes
3 Gabriel Castro
3 Ricardo Barbosa
Campeão do circuito Aquiraz 2024: José Augusto
Profissional Feminino
1 Patrícia Setúbal
2 Dalete Mousinho
3 Rebecca Fontenele
3 Marília Alencar
Campeã do circuito Aquiraz 2024: Patrícia Setúbal
Open Masculino
1 Kauan Silva
2 Rafael Ramos
3 Kaique Ferreira
3 Samuel Oliveira
4 Gabriel Lima
Campeão do circuito Aquiraz 2024: Rafael Ramos
Open Feminino
1 Vitória Castro
2 Merina Seurat
3 Carolina Madeira
4 Cely Silva
Campeã do circuito Aquiraz 2024: Vitória Castro
Master
1 Italo Pinheiro
2 Philipe Silva
3 Cassote Santos
4 Glauber Ribeiro
Campeão do circuito Aquiraz 2024: Italo Pinheiro
Grand Master
1 Frederico Tavares
2 Alberto Colares
3 Adriano Silveira
4 Cassote Santos
Legend
1 Mario Farney
2 Leonardo Almeida
3 Alberto Colares
4 Rafael Moraes
Campeão do circuito Aquiraz 2024: Alberto Colare
Grand Legend
1 Johnyson Weyne
2 Eriko Vasconcelos
3 Leander Cunha-BA
4 Alex Pé-de-Frango
Campeão do circuito Aquiraz 2024: Leander Cunha
PCD
1 Tércio Cyclope
2 Pedro Maciel
3 Rangéria Amorin
4 Cristiane Andrade
Iniciante Masculino
1 Herbert Fernandes
2 Francisco Anderson
3 Arthur Duarte
4 Neymar de Sousa
Campeão do circuito Aquiraz 2024: Neymar de Sousa
Iniciante Feminino
1 Sabrina Santos
2 Kailany Sousa
3 Sophia Frota
4 Sabrinna Martins
Campeã do circuito Aquiraz 2024: Sabrina Santos
Escolinha
1 Nadson Sales
2 Vinicius Emanoel
3 Gabriel Caetano
4 João Marcos
Campeão do circuito Aquiraz 2024: Nadson Sales